Evangelização

Você sabe o que é Liturgia das Horas?

Saiba mais sobre a rotina diária de oração realizada por padres de todo o mundo.

A Liturgia das Horas são orações realizadas diariamente, como um dever, pelos padres, em horários específicos nos três turnos do dia. Para religiosos de diversas congregações ela é obrigatória e representa uma forma de santificar o dia.

De acordo com o pároco da Paróquia Santa Luzia, Pe. Arpuim Aguiar de Araújo, a Liturgia das Horas surgiu no sentido de garantir que a Igreja siga os mandamentos de Jesus. “Ele disse: ‘Vigiai e orai sem sessar’. E a nossa igreja seguindo neste mandamento encontrou essa forma maravilhosa com a Liturgia das Horas de nós rezarmos com muita graça, perseverança. A Liturgia das Horas é uma forma de nós rezarmos os salmos, louvando a Deus e agradecendo”, pontuou o padre. Para ele, a Liturgia das Horas é a oração de Cristo através da Igreja. “É uma necessidade de expressar essa Igreja orante, de forma perseverante. Também dizemos que ela tem o nome de Ofício Divino”, completou.

O pároco explicou como a Liturgia das Horas é organizada: “É dividida em tempos determinados e também de acordo com os salmos. Nós dividimos o louvor da Igreja, com os salmos da Igreja de Cristo, que reza com horários específicos. De manhã, à tarde, à noite e até mesmo na madrugada. Na oração da manhã, nós temos as Laudes. Temos a Hora Média, que pode ser feita 9h, 12h e 15h; e Às Vésperas, que é a oração feita à noite. E o fim é com a Oração das Completas. Também tem a possibilidade da oração ser feita com o Ofício das Leituras. Uma oração que se faz pela madrugada, bem cedo ou bem à noite”.

Para a Igreja Católica, a Liturgia das Horas representa a oração de forma permanente. “Significa que Jesus está rezando diante dos salmos. Tem os Salmos de Louvor. Então, o próprio Cristo, que está louvando junto com o povo. Existem os Salmos de Súplicas, onde é o próprio Cristo suplicando na prece do povo. Tem Orações de Intercessão. Então, nos mostra o rosto orante de Jesus Cristo”, afirmou o pároco.

A Liturgia das Horas é feita pelos religiosos de todo o mundo, que utilizam livros para orações diárias. Neste momento, os sacerdotes entregam a vida de todos os fieis católicos nas mãos do Pai Eterno.

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Jose Julio Goncalves Pinheiro
    4/7/2023 - 22:49:24

    Jesus seja louvado!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno