Notícias

Escola Família Agrícola de Uirapuru atende jovens e realiza sonhos

Instituição é uma das Obras Sociais apoiadas pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

A Escola Família Agrícola de Uirapuru (EFAU), uma das Obras Sociais apoiadas pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) recebeu a visita do novo diretor das Obras Sociais, Pe. Domingos Cardozo. Localizada a cerca de 400 km de Trindade (GO), a instituição atende alunos para formação no Ensino Médio e curso técnico profissionalizante na área agrícola.

O objetivo da visita foi conhecer a instituição e o trabalho desenvolvido por lá. “Vindo aqui, de fato, pude contemplar a grandeza do trabalho, a sua importância social, seu aprendizado para a comunidade, preocupação em estabelecer uma aliança e uma parceria entre escola, família. Uma integração que realmente ajude as pessoas que precisam aqui nesta região”, afirmou o diretor.

A EFAU surgiu para atender as necessidades do homem do campo e da comunidade. O projeto foi criado em 1997, pelo Missionário Redentorista, Pe. Casildo Ribeiro da Mota, que tinha o sonho de oferecer aos jovens uma formação técnica que colaborasse com o desenvolvimento sustentável e humano. “É um trabalho muito compensador, que traz muita alegria para nós em ver que os jovens que vêm para cá, buscam conhecimento, informação, condição que os ajudem a permanecer na família e no campo”, comentou o padre.

O espaço acolhe quase cem alunos de municípios da região e conta com o apoio da Afipe e da Congregação do Santíssimo Redentor. A parceria já permitiu, por exemplo, reformas que ampliaram a estrutura, novos cursos e a manutenção da instituição. “São essas pessoas e parcerias que nos mantém. E graças também a quem tem a coragem de realmente fazer a sua doação ao Pai Eterno, pois é Ele que abençoa a gente aqui, é que abre o coração desse povo para contribuir com aquilo que pode e é dado o retorno a quem precisa que é o trabalhador, aquele que luta para colocar o alimento saudável na mesa de cada um de nós”, ressaltou a coordenadora de produção da EFAU, Maria Nazaré de Jesus.

A instituição recebe alunos que concluíram o Ensino Fundamental e pessoas que deixaram os estudos e desejam retornar a vida escolar. Ficam por uma quinzena em período integral para facilitar o deslocamento e a frequência, já que muitos moram longe. Não pagam mensalidade e em três anos os alunos cursam o Ensino Médio e o curso técnico profissionalizante de forma integrada. “A teoria junto com a prática facilita muito o trabalho e nos faz passar uma confiança para o aluno de que é possível ele realizar essa dinâmica de trabalho junto com a família. Melhorar lá na família o modo de produção e as condições que eles praticam”, explicou o professor Vinícius Duarte Camilo.

A EFAU contribui para a realização de vários sonhos. O ingresso em curso superior, no mercado de trabalho, a melhoria das propriedades rurais e a assistência técnica são alguns dos benefícios conquistados pelos atendidos. A aluna Jéssica Aparecida é um exemplo. “A escola trouxe um grande aprendizado para mim, tanto na parte social, como ajudou muito na integração com a minha família. Tudo que eu aprendi aqui eu coloquei em prática na minha casa, que é um sítio. Então, foi muito importante”, afirmou.

Mateus da Silva Lemes também é aluno da EFAU e contou como sua vida mudou: “A EFAU é muito importante porque abre visões do mundo lá fora. Quando a gente vem, recebe o convite e decide vir de verdade, faz com a que tenhamos uma visão ampla das coisas e das relações com as pessoas”.

Fotos: Rodolfo Cândido

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno