Notícias

Descansar é bom e faz bem a saúde

Um descanso qualificado já foi apontado cientificamente como essencial para diminuir o estresse.

Descansar, tirar férias, aproveitar o fim de semana são coisas que todo mundo gosta e o melhor: faz bem para o bom funcionamento do corpo e, é claro, da alma. A coordenadora do complexo Cespe/Cecam, em Trindade (GO), Flaviana Irineu, que estuda os benefícios do descanso, explica que este é um período que deve ser bem aproveitado. “Curiosamente, o descanso é até uma questão bíblica para nós que estamos na caminhada cristã. É um período da rotina de cada um que deve ser frutuoso e necessário para renovar as energias do corpo e do espírito”, diz ela.

Para Flaviana todo o momento de descanso deve ser aproveitado integralmente, por exemplo, os intervalos no trabalho. “As pessoas podem aproveitar as pausas no ambiente de trabalho para conversar com os colegas, fazer exercícios de alongamento, comer com calma, de forma a ter um relaxamento”, explica.

Até para os pequenos o momento de descanso é importante, inclusive para incentivar a criatividade e a convivência social. Nas Obras Sociais Redentoristas, que atendem jovens e crianças, a coordenadora conta que elas têm um momento na rotina que se chama brincadeira livre. “É um momento para elas criarem, brincarem, conversarem com o coleguinha sem que tenha uma prática orientada totalmente pelos educadores”, afirma.

Dicas

Quem acha que descansar é só dormir está muito enganado. Uma boa noite de sono, um cochilo depois do almoço fazem parte do repouso, mas para renovar as energias de verdade é preciso investir em outras áreas nos momentos livres. “É importante saber utilizar o descanso com coisas certas”, afirma Flaviana. De acordo com ela, as experiências simples podem dar uma sensação de relaxamento e bem-estar, não precisa ser uma viagem, por exemplo. “Se reunir com a família para observar o pôr do sol num parque da cidade, observar a chuva que cai, tirar um tempo para visitar um amigo querido são atividades baratas, que estabelecem laços e acalmam o pensamento”, pontua.

Além disso, um descanso qualificado já foi apontado cientificamente como essencial para diminuir o estresse. “Fazer atividade física, ter um hobby, se dedicar à família tudo isso ajuda no relaxamento, no bom funcionamento do corpo e faz com que a pessoa esteja menos propensa ao estresse emocional”, destaca Flaviana.

E você, como vai aproveitar o feriadão para descansar e renovar as energias?


Pollyana Reis


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno