Notícias

Ato Penitencial: momento de purificação com a graça de Deus

Saiba mais sobre o momento da Santa Missa em que os católicos se limpam dos pecados do corpo e da alma.

Participar da Santa Missa é comungar na mesa da Palavra e da Eucaristia. Para isso é preciso que o cristão se limpe de todos os pecados. Isso acontece no momento do Ato Penitencial. “É uma das partes da missa que nos coloca a perceber duas situações na vida humana: o pecado e a graça de Deus. O pecado porque nos remete à nossa fragilidade e condição de pequenez, de miséria, mas ao mesmo tempo, apesar disso, a experimentar o amor pleno de Deus, a bondade plena de Deus, e sua graça que nos imprime um caráter novo de bondade, afeição e, sobretudo, de vida nova”, explicou Pe. Idemar Costa, Missionário Redentorista.

É neste momento que os cristãos católicos são convidados a reconhecer a condição de pecador para celebrar com mais dignidade os mistérios de Cristo. No ato penitencial, os fieis clamam a Deus e pedem por Sua misericórdia. “O gesto simboliza a humildade da pessoa humana que se reconhece criatura dependente deste Deus de amor. Um gesto de quem confia, espera e sabe sempre contar com a bondade de Deus que acolhe, perdoa e conduz a uma vida nova”, ressaltou o padre.

Durante a missa, o sacerdote segue uma das fórmulas previstas no Missal Romano. O Ato Penitencial também pode ser cantado e só é omitido quando há o rito de aspersão, ou alguma celebração que determine esse rito de outras formas, caso contrário, é necessária sua realização. “Em algumas missas, a recitação é de um texto que invoca a pequenez humana que não traz consigo o Kyrios. Então, ao fim desta recitação, após aquela absolvição momentânea da missa também se invoca o Kyrios, ou se proclama Cristo e Senhor tende piedade de nós”, explicou o Missionário Redentorista.

O Ato Penitencial representa uma purificação para que o cristão participe da Ceia do Senhor, mas este momento não substitui a Confissão Sacramental.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno