Notícias

Novenas: prática do compromisso com a oração

Momento é de intimidade com Deus e deve ser cumprido com fé, amor e confiança.

A prática de rezar novenas tem origem nas Sagradas Escrituras. Este momento de fé foi inspirado na vida de Jesus quando 40 dias após a Ressurreição, subiu aos céus. Este intervalo de nove dias entre a Ascensão do Senhor até o Pentecostes – quando a comunidade cristã ficou reunida em oração junto com Maria, algumas mulheres e os apóstolos – marcou a primeira novena cristã, chamada Novena de Pentecostes.

São nove dias de oração. É um compromisso que nós fazemos de ao longo desde período fazer um compromisso de fé, de oração, meditação da Palavra, buscando a intercessão de um santo ou diretamente ao próprio Deus”, explicou O Missionário Redentorista, Ir. Diego Joaquim.

A novena é um ato de louvor ao Pai, Filho e Espírito Santo, uma forma de levar o cristão a contemplar a realidade de Deus. Manter essa tradição para muitos é uma motivação a perseverar na fé e reconhecer nossa pequenez diante de Deus. “É um ato de devoção popular e é importante no sentido de incentivar a caminhada de fé”, comentou o irmão.

É preciso que cada devoto saiba o verdadeiro significado ao rezar e aprenda a se manter firme na fé diante da graça concedida a ele. “Cada novena tem seu roteiro próprio, seu rito próprio. O mais importante é o meu compromisso, a minha perseverança de fazer a caminhada, a novena. Muitas pessoas tem o temor em quebrar a novena, pensar se valeu ou não valeu. O importante não é fazer a novena seguida, mas cumprir os nove dias de oração, mesmo que não seja na sequencia”, afirmou Ir. Diego.

Participar deste momento de fé exige que o cristão tenha perseverança e humildade. Segundo o Missionário Redentorista, é um momento de intimidade com Deus que deve ser vivido com amor, paciência e confiança. “O próprio propósito de fazer a novena já é um ato de fé, de devoção. Parte da pessoa e a comunidade que vai rezar junto acolhe o propósito também”.

Na Igreja Católica, o hábito é de rezar novenas por alguma intenção ou em louvor a algum santo. Para os devotos esta é uma saída para encarar com mais coragem os momentos de dificuldades e cada bênção fortalece ainda mais a devoção. “Novena faz parte em tudo na minha vida, pois eu recebi uma bênção muito grande. Fui diagnosticada com um câncer de mama e o Divino Pai Eterno e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro eu fui curada. Enquanto vida eu tiver, estarei aqui agradecendo a Deus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pela minha cura”, contou a confeiteira, Rose Maria Xavier de Godói.

Todas as terças-feiras, o Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia (GO), fica lotado. Para muitos devotos só de estar aqui já é uma grande bênção. De hora em hora é celebrada uma novena e as pessoas mantêm a tradição de sempre participar como motivação para continuar a caminhada com Cristo.“É como se fosse um alimento. Eu chego, respiro e sinto realmente. Muitas vezes eu chego aqui, choro, sinto a emoção”, contou a empresária Maria José da Costa Assis.

A Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) também se dedica a esses momentos de evangelização. Todos os dias são transmitidos pela televisão, aqui pelo portal Pai Eterno e também pelo aplicativo Pai Eterno as novenas em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a dos Filhos do Pai Eterno. Além disso, os devotos podem acompanhar o Santo Terço.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS











Newsletter