Notícias

Como você está vivenciando a Quaresma?

Cada cristão católico tem uma forma de cumprir o ciclo de jejum, penitência e caridade durante 40 dias.

Católicos do mundo todo estão vivenciando a Quaresma. Cada um a sua maneira, vive este momento de reflexão e oração que remete aos 40 dias de sofrimento vividos por Jesus Cristo no deserto. A devota Sônia Pessina, de São José do Rio Preto (SP), por exemplo, não come carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão. “Na época dos meus pais, eu fazia a Quaresma inteira, hoje eu faço só nesses dois dias. Procuro comer qualquer outro alimento, menos carne”, contou.

Cada cristão católico tem uma forma de cumprir o ciclo de jejum, penitência e caridade, atos praticados durante os 40 dias que antecedem a Páscoa. “Como o padre falou na missa na Quarta-feira de Cinzas, muitas vezes nós tiramos alguma coisa e sempre somos provocados pelo que tiramos. Eu estou fazendo jejum de cerveja e carne vermelha. E na nossa excursão de lá até aqui, muitas pessoas tomaram cerveja e ofereceram. A tentação bate na porta mesmo”, comentou Márcia Oliveira Santos, de Rondonópolis (MT).

A Quaresma deve ser vivida de forma especial, afinal este é o momento que nos remete a todo o sofrimento que Jesus teve que passar para salvar a humanidade.  “É o momento que procuramos refletir para melhorar a nossa vida a cada dia. Em casa mantemos o costume de que cada um faça a penitência que seja melhor para ele. Outros tendo momento de oração, participação em missas”, comentou o devoto Gilmar Meneguzzo, de Três Lagoas (MS).

Em tempos de tecnologia, muitos diminuem o uso de internet, redes sociais e celulares. O  importante é a oração e abrir mão de algo que considere indispensável. No interior de Goiás, em Rio Verde, a Marlene Pieraso tem uma atitude admirável ao vivenciar o período. “Lá temos a Pastoral dos Vicentinos. Procuramos doar o que deixamos de comer durante a Quaresma. A carne, por exemplo, eu compro mesmo assim, mas repasso para famílias carentes”, relatou.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno