Meio Ambiente

Preservar a água é também preservar a vida!

No Dia Mundial da Água, conheça os conselhos do Papa Francisco para cuidar da criação do Pai.

Nesta sexta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1993. O objetivo é despertar na sociedade a consciência no uso dos recursos da natureza, especialmente a água. “A água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias. Mas a qualidade da água em todo o mundo é cada vez mais ameaçada à medida que as populações humanas crescem, atividades agrícolas e industriais se expandem e as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo hidrológico global”, afirmou a ONU em documento oficial.

Para mostrar a importância desta data e de cuidar bem da natureza, vamos lembrar as principais considerações do Papa Francisco sobre a preservação ambiental, assunto que tem sido pauta constante desde que assumiu o cargo em 2013. No ano de 2015, Papa Francisco divulgou uma encíclica com reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente. A publicação tem o título Laudato Si – Louvado Seja, em referência a São Francisco de Assis que, segundo a tradição, assim cantava para dar graças a Deus Pai por Sua criação e tudo que ela produz.

Nas 160 páginas da encíclica, o pontífice alertou sobre o mal que o homem tem causado ao planeta em uma busca constante pelo dinheiro e pelo poder. Além disso, Papa Francisco propôs que todos, cristãos ou não, busquem um modelo de vida mais sustentável, deixando de lado a cultura do descarte.

O Papa Francisco também enfatizou a imensa desigualdade social gerada por esses hábitos de consumo. “É paradoxo a quantidade de recursos que a terra oferece e a multidão de pessoas que padece a fome e é cruelmente fustigada pela pobreza. Na raiz deste paradoxo, estão as injustiças – injustiças cujos efeitos recaem também sobre o meio ambiente”, disse.

Carinho com o planeta

No último ano, o Papa Francisco enviou uma mensagem especial a Jornada de estudos promovida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) sobre o tema Água, agricultura e alimentação: construamos o amanhã. “A pessoa humana e seus direitos fundamentais devem estar no centro de todas as políticas. Sem se deixar arrastar por interesses questionáveis que enriquecem somente alguns poucos, que infelizmente são sempre os mesmos”, afirmou.

Além disso, o Papa também pediu para que todos tratem o meio ambiente com carinho: “A terra deve ser tratada com ternura, para não causar-lhe feridas, para não arruinar a obra que saiu das mãos do Criador. Quando isso não acontece, a terra deixa de ser fonte de vida para a família humana. E isso é o que acontece em não poucas regiões do nosso planeta, onde a água está contaminada, o lixo se acumula, o desmatamento avança, o ar está viciado e o solo acidificado”, advertiu Francisco.

Todos devem cuidar bem do planeta Terra, especialmente os cristãos que têm a consciência de que a natureza e seus recursos são presentes de Deus. Conte para nós: O que você, como filho(a) do Pai Eterno, tem feito para preserva a água e cuidar do meio ambiente?

Pollyana Reis
Jornalista Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno