Notícias

Você se preocupa com o consumo consciente da água?

Confira os exemplos da aposentada Maria Virgínia Diniz. Em casa, ela tem atitudes bem conscientes.

Neste Dia Mundial da Água, é dia de lembrar como ela é importante para a humanidade e o quanto é preciso ter um consumo consciente. A aposentada Maria Virgínia Diniz, é um exemplo de quem, dentro de casa, se preocupa em economizar esse elemento fundamental para a sobrevivência.

“Isso vem de berço. Minha mãe ensinava a gente, mandava fechar a torneira, gastar pouca água no banho. Então, eu cresci com isso e fui passando para os meus filhos. Não é tanto pelo dinheiro, porque a gente dá um jeito e paga, mas eu não consigo jogar uma água limpinha fora”, contou a aposentada.

Além dos ensinamentos de família, Maria Virgínia adotou atitudes que fazem a diferença. Uma delas é o reaproveitamento da água da máquina de lavar. “Primeiro eu coloco as roupas brancas, depois do enxágue eu coloco as coloridas na mesma água com sabão em pó. Eu vou trocando, intercalando as águas. A que tem mais sabão, eu já coloco para lavar outras roupas”, disse.

Na cozinha não é diferente. Ela também economiza. “Eu gosto de lavar tudo de uma vez. Por exemplo, lavo primeiro os copos, depois os garfos, os pratos e, por último, as panelas. Então, deixo tudo ensaboado. Rapidinho eu lavo e enxáguo tudo”, afirmou.

Além das dicas da aposentada na lavanderia e na cozinha, no banheiro ela também observa com muito cuidado o consumo de água. Divino Lázaro de Souza Aguiar, gerente de educação ambiental e sustentabilidade da Saneago, dá uma dica para a hora da escovação: “As pessoas podem reduzir o consumo de água ao escovar os dentes. Orientamos para utilizar um copo com água para isso e ele será suficiente para toda a higienização bucal. É um desafio para todos”.

Ele também alerta para o uso consciente no chuveiro. A economia que pode ser feita com a redução do banho é impressionante. “Por exemplo, 15 minutos de banho, com o chuveiro totalmente aberto, você pode gastar algo em torno de 200 litros de água com um único banho. Se você reduzir isso para cinco minutos, você poderá reduzir o consumo de água para 40, 45 litros. Isso já é significativo no final do mês, quando chega a conta de água”, pontuou.

É assim, com atitudes de pessoas conscientes, que é possível trilhar o caminho para uma vida mais sustentável. Além da economia, existe a satisfação de saber que o Meio Ambiente está sendo menos agredido. O trabalho de conscientização não pode parar.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Ana Lídia Oliveira
    25/3/2019 - 09:29:24

    Amei esta matéria!

  • TV Pai Eterno




    Baixe o aplicativo Pai Eterno

    Google Play
    App Store