Notícias

Hoje, 4 de abril, é o Dia Nacional do Parkinsoniano

Saiba mais sobre diagnóstico, principais sintomas e tratamento, que deve ser iniciado o quanto antes.

Hoje, 4 de abril, é o Dia Nacional do Parkinsoniano, data que alerta e conscientiza a sociedade sobre a importância de o paciente com o Mal de Parkinson procurar auxílio médico para o diagnóstico e o tratamento precoce. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU), atualmente há cerca de quatro milhões de pessoas no mundo com a doença.

O Mal de Parkinson é degenerativo, crônico e progressivo, em geral presente nos idosos. É decorrente da perda de neurônios do Sistema Nervoso Central (SBC) em uma região conhecida por “substância negra”.

Principais sintomas:

  • Diminuição ou desaparecimento de movimentos automáticos (piscada de olhos, por exemplo);
  • Dificuldade para evacuar;
  • Falta de expressão no rosto e dores musculares;
  • Comprometimento do equilíbrio e dificuldades para começar ou continuar movimentos;
  • Problemas musculares;
  • Tremores.

Diagnóstico e tratamento do Mal de Parkinson

O diagnóstico da doença é feito avaliando-se a história do paciente, o seu exame neurológico e a resposta à terapia medicamentosa. Não há marcadores biológicos que permitam fazer o diagnóstico, e a tomografia computadorizada/ressonância magnética tipicamente não demonstra alterações. Daí vem a necessidade e a importância de rastreio clínico em consultas de rotina.

O tratamento deve ser dividido em farmacológico e não farmacológico. Medidas de suporte multiprofissional como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia são adjuvantes no suporte medicamentoso com a finalidade de estagnar a doença no estágio mais precoce possível.

Em último caso, existe a possibilidade de intervenção cirúrgica. Também não cura o Parkinson, mas pode ajudar no controle.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno