Notícias

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Prevenção e tratamento

Atualmente a doença é a segunda que mais mata homens e mulheres em todo o mundo. Saiba mais!

Família e fé, esses foram os esteios que sustentaram a aposentada Edna Clemente da Silva, na fase mais difícil de sua vida. Em 2011, quando descobriu que estava com câncer na mama direita, estava com 57 anos, e identificou o nódulo, graças a um exame de rotina. Segundo ela, a preocupação em se prevenir e ter feito o diagnóstico no início da doença, foi fundamental para o sucesso no tratamento. “A descoberta foi um choque muito grande. Foi como se um buraco se abrisse na minha frente. Mas, a gente busca o apoio de todos. A família neste momento é o nosso porto seguro”, contou. 

Foram quase dois anos de tratamento, até se livrar totalmente da doença. Agora, seis anos depois de ter tido a notícia de que estava curada, o sorriso e a expressão radiante chamam a atenção. “A gente tem que buscar, primeiramente, a Deus, força que vem Dele, e tirar disso uma lição para ajudar outras pessoas, que estão passando por este momento”, disse. 

Casos como o da aposentada são exemplos, não só pela força que ela teve para superar a doença, mas, também, por ela ter se preocupado com a prevenção. Atualmente, o câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, porém, segundo o médico e diretor técnico do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia (GO), Roberto Fernandes, é possível diminuir esta estatística com a conscientização, pois, grande parte dos pacientes poderiam ter maiores chance de cura, se diagnosticarem a doença rapidamente, é a prevenção secundária. “A nossa população, embora fale em prevenção, às vezes conhece, mas, na realidade, não pratica. Então, muitos casos que hoje atendemos, são avançados e, se fosses descobertos em uma outra época, teríamos um resultado muito melhor”, pontuou.

Somente neste hospital, considerado referência em tratamento contra o câncer, são atendidos, por mês, cerca de 30 mil pacientes de todas as idades. “O câncer mais comum, frequente no Brasil, considerando homens e mulheres, o primeiro é o câncer de pele. Então, para prevenir o câncer de pele, deve-se evitar a exposição solar. O que pode ser feito por meio de roupas, chapéu e filtro solar. Esta é a prevenção primária. A prevenção secundária é reconhecer cedo, o que é uma lesão e o que é um câncer de pele, que geralmente é um caroço ou uma ferida que não cicatriza, e com o tempo aumenta. No início não dói, com o passar do tempo pode ser doloroso. O câncer de pele pode ser um melanoma, que geralmente é uma pinta escura. Existem critérios para diferenciar um melanoma de uma pinta comum”, ressaltou o diretor. 

Outro câncer comum é o de próstata nos homens. Na mulher é o da mama. “Toda mulher, a partir dos 40 anos, deve fazer a mamografia, anualmente. Depois disso, vem o câncer de intestino, que tem ganhado muito espaço e aumentado frequência. Tem também o câncer de pulmão, que é o que mais mata no mundo todo, tanto homens, quando mulheres. Para ele também tem prevenção secundária. Prevenção primária é não fumar, mas quem fuma há muitos anos, deve fazer a tomografia anual, para descobrir logo e ter um resultado melhor com o tratamento”, aconselhou o médico.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno