Igreja no Brasil

Padre religioso e padre diocesano. Qual a diferença?

Cada um possui uma vocação e consagração. Saiba mais sobre esta curiosidade da Igreja.

Pregar a Palavra de Deus, celebrar os Sacramentos da Igreja e servir ao povo de Deus. Essas são as principais funções do sacerdote, mas você sabia que cada um possui uma vocação? Alguns se consagram diocesanos, outros religiosos. De acordo com Pe. Domingos Cardozo Preste, Missionário Redentorista, os diocesanos estão a serviço das dioceses. “Eles têm uma função importante na Igreja e estão a serviço da diocese, trabalhando basicamente nas paróquias. Embora ele tenha outras funções, o seu trabalho e sua missão principal é servir a paróquia no atendimento ao povo de Deus. Então, é subordinado ao bispo, por isso dizemos que pertencem à diocese”, afirma.

Embora os padres religiosos pertençam também ao clero da diocese, eles se diferem quando se trata da área de atuação, pois fazem parte de alguma congregação, possuem carismas e espiritualidades, conforme o fundador. Os Missionários Redentoristas, por exemplo, vivem de acordo com os princípios de Santo Afonso Maria de Ligório, pregam as missões populares para as comunidades mais pobres e abandonadas. “O padre religioso segue o carisma próprio da sua missão. O Missionário Redentorista é chamado a atuar em lugares mais abandonados, nas missões populares, tem os padres que atuam em hospitais, na educação. Então, tem diversos setores diferentes onde o religioso atua”, pontua Pe. Domingos.

Ambos são importantes para a Igreja e não há diferença no que se refere à questão sacerdotal, mas sim quanto à origem do sacerdócio. O padre diocesano reside na paróquia em que trabalha ou em algum lugar determinado pelo bispo. Já o religioso deve seguir uma vida comum e fraterna com outros membros da congregação, seja em mosteiros, convento ou paróquia. “Os dois devem ter uma espiritualização bastante forte, alimentar-se da Palavra de Deus e uma disponibilidade para acolher o povo, para incentivar e motivar as pessoas a buscarem o caminho de Deus até chegarem à plenitude na eternidade”, ressalta o padre.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS











Newsletter