Notícias

Corpo de Bombeiros Militar faz vistorias em Trindade

Operações integram planejamento e preparação para a Romaria do Divino Pai Eterno 2019.

A Romaria do Divino Pai Eterno já se aproxima. Neste ano, ela acontece de 28 de junho a 7 de julho. Mas antes que ela chegue é preciso todo um trabalho conjunto para garantir a segurança dos romeiros que vão se hospedar em Trindade (GO). Todos os anos, o Corpo de Bombeiros trabalha duro e faz vistoria em hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e lojas que recebem pessoas de todo o Brasil.

De acordo com o tenente coronel Emerson Divino Gonçalves, comandante da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Trindade (GO), a operação é dividida em etapas: “O objetivo dessa primeira operação é orientar os proprietários dos estabelecimentos sobre algumas pendências nas áreas de segurança contra incêndios e desastres. Então, estaremos visitando todos os estabelecimentos da região central de Trindade, focado em instruí-los para que no segundo momento, a gente volte e certifique que esteja em segurança para receber os romeiros para Festa de Trindade”.

As vistorias acontecem até o final de abril. Nesta primeira etapa os hotéis e pousadas rebem os profissionais do Corpo de Bombeiros, que em parceira com a Secretaria de Planejamento Urbano da cidade verificam cada detalhe para que todos estejam em conformidade com as normas de segurança. “Após essa primeira etapa de vistorias, observamos quais irregularidades o local apresenta. Dependendo da irregularidade com extintores, instalação de placas de sinalização, por exemplo, são coisas simples”, explica a tenente Regiane Cavalcante, da 1ª CIBM de Trindade.

Após a vistoria, de acordo com as adequações exigidas pelos bombeiros, acontece a fase de retorno, quando os estabelecimentos devem comprovar que atenderam o que foi solicitado. “Neste período retornamos para ver se realmente foi cumprido. Caso contrário, na próxima fase, que é a abertura de procedimentos administrativos com aplicações de multas e até interdições. Após isso, encaminhamos relatório final dessa operação ao Ministério Público”, afirma a tenente Regiane.

A Romaria do Divino Pai Eterno é a maior festa religiosa do Centro-Oeste e a segunda maior de todo o Brasil. Neste ano, são esperadas cerca de três milhões de pessoas na Capital da Fé de Goiás. Por isso, todos os estabelecimentos comerciais serão vistoriados para que possam receber os turistas de forma adequada e segura.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano da cidade, Mardem Júnior, até mesmo os locais que só abrem na época da Festa e os ambulantes serão vistoriados. Por isso, os estabelecimentos fixos estão sendo monitorados com antecedência para que na época da Festa os profissionais possam fiscalizar aqueles que trabalham somente no período. “É um trabalho preventivo e educativo que nós fazemos com a população de Trindade e com os nossos empresários dando a oportunidade aos que não tem regularização, para que se regularizarem a tempo de utilizar a Festa com fim lucrativo, mas principalmente para garantir a segurança das pessoas que vem visitar Trindade”, ressalta.

Os empresários da cidade apoiam a ação dos bombeiros e estão prontos para atender todas as solicitações. A intenção é estarem preparados para mais uma Festa. “Já estamos lotados desde o início do ano. A reserva para o ano que vem já está cheia também. Então, estamos encaminhando tudo direitinho para poder receber os romeiros da melhor forma possível”, comenta Denise Alves, administradora de pousada.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno