Catequese

São Marcos Evangelista é celebrado nesta quinta-feira, 25

Conheça a história do santo que recebeu em sua casa a Santa Ceia de Jesus com os apóstolos.

São Marcos, judeu, nascido em Jerusalém, era de uma família cristã. Não foi um discípulo de Jesus Cristo, mas o conheceu e, segundo a tradição, a Santa Ceia foi realizada em sua casa, onde também 120 pessoas receberam a efusão do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, por esta razão sua casa tornou-se Cenáculo ou “local de reunião”. Ainda criança, Marcos viu seu lar ser transformado no ponto de encontro dos cristãos de Jerusalém.

O Evangelho de São Marcos, o mais curto entre todos, traz uma visão de quem acompanhou o sofrimento de Jesus durante sua Paixão. Ele demonstra a glória de Deus, que foi revelada à humanidade em Jesus e sua missão na Terra. Marcos escreveu o Evangelho atendendo a pedidos dos fieis de Roma. Ele tinha vasto conteúdo e conhecimento da vida de Jesus, com informações cedidas por São Pedro, que ordenou que seu livro fosse lido em todas as igrejas daquele tempo, assim começou a missão apostólica de São Marcos, o Evangelista. Viajou por vária partes levando suas palavras e fundou, em Alexandria uma das igrejas que mais cresceram.

Conta a tradição que São Marcos foi martirizado em uma Festa de Páscoa, durante a partilha do pão. Anos depois, suas relíquias foram levadas para Veneza, por mercadores italianos. Atualmente, elas estão na Catedral de São Marcos, lá mesmo em Veneza, cidade que o assumiu como padroeiro em 828.

Oração de São Marcos

“Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bênçãos e graças necessárias para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos. Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém. São Marcos, rogai por nós.”

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno