Notícias

Projeto Minha Oportunidade transforma realidades

Desde 2012, crianças recebem apoio na formação educacional, moral e social.

O Projeto Minha Oportunidade nasceu com a ideia de ensinar às crianças o que elas ainda não tiveram a oportunidade de aprender. O presidente do projeto, José Lino Teodoro, conta que quando era criança participou de algo parecido e foi daí que surgiu a inspiração: “Na minha época não tinha o caráter cristão, de formação, de ensinamento dos direitos, deveres, mas foi de grande valia para minha vida, de grande importância e eu aprendi muito, não só na área esportiva e também ajudando na cozinha. Aprendi a varrer, limpar, compreender a dificuldade do meu irmão, a estar mais próximo do meu companheiro, fazendo um trabalho coletivo e não individual”.

O projeto trabalha a mentalidade da criança, o coração, a parte espiritual, no sentido de formar um cidadão de bem. O Minha Oportunidade conta com uma sala de informática com dez computadores, uma novidade conquistada no ano passado. A maior parte dos meninos teve o primeiro contato com o computador somente por meio do projeto, como é o caso do João Pedro Costa, 11 anos. “Eu comecei o curso ano passado, aprendi digitar, aprendi a mexer no computador, que eu não sabia nada quando eu cheguei. Então, são várias oportunidades que eu tive aqui”, comenta o aluno.

De acordo com José Lino, a principal função do projeto é contribuir para o crescimento das crianças, mas também colaborar com as necessidades das famílias, por isso, os pais também recebem atenção. “O projeto atende às famílias, que são em partes os pais das crianças atendidas, e também famílias que não são atendidas pelo projeto. Temos um trabalho com eles, temos um grupo de Whatsapp que acompanha, fazemos acompanhamento das crianças também na questão escolar, juntamente com os pais e responsáveis”, pontua o presidente.

O projeto Minha Oportunidade tem como principal líder o José Lino, mas ele não está sozinho, pois conta com a ajuda de valiosos voluntários. “Temos hoje 12 voluntários, graças a Deus. Cada um em seu papel tem grande importância. Algumas pessoas vêm com a mão de obra, outros ajudam financeiramente também”, ressalta.

Jezreel Xavier é um dos voluntários. Ele iniciou como aluno e hoje já ajuda o projeto. “Me sinto muito bem sabendo que eu tenho uma utilidade, fazendo alguma coisa, porque Deus me deu braços e pernas para ajudar mesmo. Então eu estou aqui firme e forte” , diz.

É com este espírito que o projeto Minha Oportunidade vai mudando a vida das pessoas. O Eduardo Pereira, 13 anos, é um dos beneficiados. Ele estuda pela manhã e à tarde tem reforço escolar. Foi no projeto que ele desenvolveu uma paixão bem especial, a leitura. “Eu passei a melhorar, a ler, escrever. Minha meta é terminar o ano com mais ou menos 30 livros lidos”, projeta.

Como presidente, José Lino comemora os resultados das ações do projeto. “Como eu passei por coisa parecida, eu vejo a importância deste vinculo, que quando a criança chega a 12 anos, não tem mais espaço para ela na família e nem no mercado de trabalho. Então, nós fazemos o resgate dessa criança, trazendo-a para dentro do projeto mostrando a importância do contexto familiar, a importância da obediência  e do convívio social, não só com a família, mas também com outras crianças da periferia”, conclui.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno