Catequese

O que fazer quando a hóstia cai no chão?

Ter serenidade é importante para não atrapalhar o momento da comunhão.

Durante a missa, o momento da comunhão é o mais importante. De acordo com a Irª. Márcia Santos, da Copiosa Redenção, a Eucaristia é a expressão do amor incondicional de Jesus por nós. “É na comunhão que Jesus se torna carne e se doa novamente para a nossa salvação”, explica. 

Portanto, durante a comunhão é importante guardar o silêncio, observar os pensamentos para que Jesus seja o centro. Segundo a Irª. Márcia, caso a sua hóstia caia no chão, não precisa ficar muito preocupado. “Manter a serenidade e o respeito é o mais importante, ninguém deixa a hóstia cair de propósito, pois sabe do seu significado sagrado”, pontua.

A irmã explica que, caso a hóstia caia no chão, o fiel, o padre ou o ministro da eucaristia pode se abaixar para pegá-la. “O ministro da eucaristia vai guardar no sanguíneo, depois a hóstia será levada para a capela onde os ministros a deixam dissolver na água para no futuro regar as plantas. O que não pode é jogar a água de qualquer forma, por exemplo, no ralo”, afirma.

Se você tem alguma dúvida sobre a igreja, os sacramentos e rituais, mande sua pergunta para: [email protected].

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno