Apoio Espiritual

Você sabe as diferenças entre pecado, culpa, pena e perdão?

Pe. Reginaldo Fragoso explica que cada atitude pode nos afastar ou aproximar de Deus.

Foto ilustrativa

 

Pecado, culpa, pena e perdão são palavras muito presentes na vida dos cristãos. Cada uma dessas atitudes leva os filhos do Divino Pai Eterno de volta ao caminho Dele. O Pe. Reginaldo Marinho, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goiânia (GO), explica para os leitores do Portal Pai Eterno o que significam essas palavras na vida daqueles que buscam a Deus.

Pecado: “Ele constitui uma falta contra Deus, contra si e contra o próximo. O pecado significa errar o alvo, quando a gente se desvia do grande projeto de Deus que é abraçar a filiação ao Pai Eterno e a fraternidade”, pontua.

Culpa: “Ela pode acontecer de duas formas principalmente: quando fazemos o mal de forma consciente, sabendo que é ruim, e quando nos arrependemos de não fazer o bem. Inclusive, se culpar por não fazer algum bem é muito comum e pode até prejudicar a pessoa que sempre fica pensando ‘mas eu podia ter feito algo, podia ter resolvido de outra forma’”, destaca Pe. Reginaldo.

Pena: “A palavra pena está muito ligada a penitência. Por exemplo, as pessoas que estão na penitenciária pagam uma pena por um delito grave. No caso dos cristãos, a pena é o preço que se paga por não ter feito a vontade de Deus. Porém, é importante lembrar que a pena não apaga as consequências do pecado, mas, quando você verdadeiramente se arrepende, a pena pode ser anulada pelo perdão Divino”, afirma Pe. Reginaldo.

Perdão: “Perdoar não significa apagar lembranças, mas, sim, decidir de forma consciente e livre tirar a culpa do outro, de si mesmo e de Deus. O verdadeiro perdão só é possível quando é iluminado pela graça do Pai Eterno, pela presença de Jesus em um momento onde você decide não guardar rancor ou ódio de alguém ou de uma situação”, finaliza o padre.

Se você tem alguma curiosidade sobre os ensinamentos de Jesus e da Igreja Católica, nos envie sua pergunta para [email protected].

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno