Notícias

Quando a dor de cabeça é considerada enxaqueca?

Saiba como evitar a dor de cabeça e quando buscar tratamento médico.

Imagem meramente ilustrativa | Foto: web

Quem nunca sentiu uma dor de cabeça chata, sem nenhuma causa aparente, que atrapalhou o dia no trabalho? A cefaleia, como é conhecida formalmente, é comum e pode ter origem em diversos fatores como jejum, estresse, tensão muscular, hormonal entre outras. Apesar de ser uma dor cotidiana e sem maior gravidade, a dor de cabeça pode ser um sintoma de doenças que precisam mais atenção e acompanhamento médico, como enxaqueca e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Os sintomas comuns da cefaleia são: dor dos dois lados da cabeça, pode durar de 30 minutos a muitas horas e, excepcionalmente, vários dias. As principais causas deste tipo de dor de cabeça estão ligadas ao estilo de vida, por exemplo, beber pouca água, rotina estressante, falta de sono, irregularidade nos horários das refeições, tensão muscular e não dormir o suficiente.

A cefaleia tem uma forma menos frequente e que atinge parte da população. Ela é conhecida como cefaleia em “cachos”, o nome tem a ver com a forma da sua ocorrência: uma dor intensa, que surge em “cachos”, ou seja, agrupada durante um certo período. Este tipo de cefaleia pode durar até três meses. Neste caso, os tradicionais analgésicos não são suficientes para combater a dor e é necessário buscar ajuda médica.

Doenças

A enxaqueca, por sua vez, é uma doença caracterizada por uma dor de cabeça forte e constante, que atrapalha as atividades diárias da pessoas. Estão associados a enxaqueca náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, barulho e odor. A dor da enxaqueca costuma ser apenas de um lado da cabeça, latejante e piora com a movimentação. Quem possui esses sintomas precisa buscar orientação médica para saber qual o remédio é mais indicado e fazer um tratamento a longo prazo.

No caso do AVC, a dor de cabeça é um sintoma importante que pode evitá-lo e salvar vidas. Ela ocorre sem causa aparente, de forma súbita e pode estar associado a outros sintomas como: fraqueza na face, nos braços e nas pernas, repentina dificuldade de entender e de falar com as pessoas em volta. Caso a pessoa sinta qualquer um desses sintomas, ela deve procurar imediatamente ajuda médica.

Dicas para evitar dor de cabeça: 

– Descansar, principalmente quando estiver com gripe ou com falta de energia;
– Praticar atividades físicas;
– Evitar situações de estressantes;
– Não pular refeições;
– Evitar bebidas alcoólicas, pois elas agravam a dor de cabeça;
– Diminuir o tempo e a proximidade diante do computador, celular e tablets;
– Ingerir analgésicos se a dor for persistente ou muito intensa. Os mais comuns são paracetamol ou ibuprofeno
– Beber bastante água.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno