Qual o conceito de Divino Pai Eterno?

Você sabe que Divino Pai Eterno e Deus são um só?

Foto: Danilo Eduardo

Tem gente que costuma dizer: “Agradeço a Deus e ao Divino Pai Eterno!”. E tem gente que acha que Divino Pai Eterno é um santo. Não! Ele não é um santo, assim como Ele e Deus são um só. Divino Pai Eterno é um título, uma forma de chamar a Deus, o reconhecendo como Pai, verdade revelada por Jesus Cristo ao mundo quando disse: “Deus é Pai!”. Em sua composição nominal, “Divino” significa que Ele é Deus, sobrenatural, sublime, perfeito, encantador. “Pai”, porque é Ele quem dá a vida, gera, cria e ama seus filhos. “Eterno”, porque não começo e fim, é para sempre, e Ele chama Seus filhos à eternidade, à vida eterna.

Segundo Pe. Welinton Silva, Missionário Redentorista, a explicação é a seguinte: “Onde está o Pai, está o filho. Só existe o Pai porque existe o filho, e só existe o filho, que ama ao Pai, pela relação de amor que os dois constroem, chamada de Espírito Santo. É a partir daí que nós vamos compreender, pela tradição da Igreja, o significado da palavra revelação. Revelar é tirar o véu, é mostrar. Deus assim o quis mostrar, como Pai, Filho e Espírito Santo para nós. Nós devemos sempre, ao olharmos para Deus, guardarmos essa dimensão de pericorese, uma palavra grega, mas que tem tudo a ver para entendermos um pouquinho dessa dimensão do que a gente canta: ‘Ele é um só Deus, em pessoas três’, o Pai, o Filho e Espírito Santo. Unidos em torno do mesmo coração, são três pessoas em um só Deus. Não são três Deuses, mas três pessoas unidas pelo mesmo coração.”

Santíssima Trindade

O Ícone – Imagem do Divino Pai Eterno – é formado pela Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, um único Deus em três pessoas.

Pai Eterno

É primeira pessoa da Santíssima Trindade. Aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar Sua bondade, Sua glória e beleza.

A figura de um homem semelhante a Jesus Cristo, com barba, cabelos grisalhos, representando toda a sabedoria do Pai Eterno. De acordo com o Evangelho de João: “Quem me vê, vê o Pai”. A aparência humana representa Gêneses, quando Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. O fato de estar sentado representa a autoridade de Pai; o manto vermelho, o fogo do poder da criação; os detalhes dourados, a divindade do Pai.

Jesus Cristo, o Filho

A segunda pessoa da Santíssima Trindade. O Filho predileto, o ungido e enviado para redimir a humanidade de suas faltas. O verbo que se encarna para salvar a todos das trevas, que reconcilia com Deus, modelo de santidade.

Seu manto vermelho representa o sangue derramado na crucificação, o dourado simboliza sua divindade. Sua figura lembra a carta aos Filipenses 2, 6-11: ‘Jesus Cristo, sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes’.

Espírito Santo

É a terceira pessoa da Trindade. É o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado.

É representado pela pomba branca sobre o Pai, Jesus e Maria, sendo uma alusão à sua aparição durante o batismo de Jesus Cristo ‘em forma corpórea como uma pomba sobre Jesus. ‘, como dito em Lucas. Além de representar o amor incondicional entre o Pai e o Filho, sendo inclusive um gesto de amor a Santíssima Trindade coroar Nossa Senhora, que foi cheia do Espírito Santo, e através dele gerou em seu ventre Jesus Cristo.

Nossa Senhora

Encontra-se no centro da Imagem. É a esposa do Espírito Santo. Mãe de Deus, porque é a mãe de Jesus. A Imaculada Conceição, a mãe de todos os viventes. É a humanidade presente junto ao mistério da Santíssima Trindade.

O fato de estar ajoelhada representa sua submissão e humildade a Santíssima Trindade. Maria não é uma pessoa divina. Ela é humana, porém foi preservada do pecado originar por Deus, por ser a mãe de Jesus. A coroa significa que Maria se mantém em sua submissão se maneira santa, sempre junto de Jesus, sofrendo as dores de uma mãe ao ver o filho morrer na cruz. Ela é coroada por Deus como Rainha do Céu e da Terra, protetora da humanidade. Sua roupa representa pureza, verdade absoluta e realeza, pelos detalhes dourados.

A base da Imagem do Divino Pai Eterno é composta por nuvens douradas. Elas são a representação da glória de Deus. Estando a Santíssima Trindade e Nossa Senhora colocadas nesta posição, o significado é que estão na Glória de Deus.

A história

Relatos contam que por volta de 1840, o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um Medalhão de barro, nas proximidades do córrego Barro Preto, em Goiás. Surpresos, eles notaram que havia a Imagem da Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria.  Os dois beijaram a Imagem, se sentiram abençoados, e entenderam que tinham recebido um sinal de Deus. O casal colocou o Medalhão em um local especial em casa e começaram a reunir amigos, familiares, que rezavam o terço. A partir daí, graças e milagres começaram a ser compartilhados. As notícias foram se espalhando e a quantidade de pessoas rezando era cada vez maior.

A casa de Constantino não tinha mais espaço para tanta gente. Então, a comunidade se reuniu e construiu uma capela simples com folhas de coqueiro e buriti.  Logo a capela também ficou pequena e o casal resolveu doar um terreno que tinha para a construção de uma capela maior.

Dada a necessidade, Constantino foi em busca de reproduzir a Imagem do Medalhão para um tamanho maior, em forma de escultura. Assim foi feito pelo artista plástico Veiga Valle, em Pirenópolis. A nova Imagem foi esculpida em madeira e até hoje está guardada na Igreja Matriz de Trindade.

Por volta de 1876, iniciaram as romarias. O povo de toda a região começou a visitar a capela. Quanto mais graças eram recebidas, mais pessoas chegavam para oração.  Em pouco tempo a Arquidiocese de Goiás percebeu a quantidade de fieis e percebeu também a necessidade de construir um o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, inaugurado em 1912, onde hoje é a Igreja Matriz de Trindade. Novamente, em pouco tempo, ele também ficou pequeno, e foi preciso construir outro Santuário, hoje a Basílica do Divino Pai Eterno, que também já não comporta a quantidade de devotos. Por isso, está sendo construído o Novo Santuário do Divino Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
28 Cometários
  • José Carlos Biggi
    21/5/2019 - 20:36:10

    Muito lindo aí estive aí no início deste mês pela primeira vez muitas bençãos.

  • Anaene Lopes dos Santos
    21/5/2019 - 21:01:10

    Eu só tenho a agradecer ao divino pai eterno sou devota a uns 5 anos e só tenho recebido muitas graças, já fiz parte da família dos devotos e quero me recadastrar novamente queto voltar a aujdar retribuindo de alguma forma o que tens feito por mim e minga familia , fiquei muito feliz por ver estas reportagens aqui .obrigada por tudo amem.

  • Carmem Lago Aragão
    21/5/2019 - 22:42:29

    Revelação de Deus, belíssima a história do Medalhão do Divino Pai Eterno, com a nossa Mãe e Rainha. Obrigado ao Padre, que fez esta linda, explicação. Que
    o Pai Eterno, nos abençoe.

  • Ana
    21/5/2019 - 22:53:14

    Adorei o texto…estive semana passada em Trindade levando minha mãe que é devota…fiquei sabendo da história através de um livrinho distribuído no hotel.. mas esse texto super explicado foi para mim..sensacional e muito didático..parabéns!

  • Antonio Moreira
    22/5/2019 - 06:17:09

    Sempre desejei os comentários sobre o significado e história da imagem; agora estou satisfeito e sabendo um pouco mais doDivino Pai Eterno, Sou devoto e afiliado a AFIPE a aproximadamente dez anos e participo diariamente da novena dos filhos do Pai Eterno. Obrigado

  • Eliene
    22/5/2019 - 07:00:13

    Pai Eterno é Deus em Santíssima Trindade: Pai, Filho Espitito Santo (Uno).
    Bom dia

  • Vera
    22/5/2019 - 07:08:35

    Muito obrigada pela explicação, estou rezando e acompanhando na televisão e tinha curiosidade de saber sobre isso.

  • Bernadete
    22/5/2019 - 07:12:32

    O Senhor nosso Deus sempre deixa sinais para que seus filhos não se percam na caminhada. Divino Pai Eterno protejei-nos. Amém.

  • Maria de Fátima Caetano Marques Ramanery
    22/5/2019 - 07:32:03

    Encantada com esta catequese! Visitei a Casa do Divino Pai Eterno nesse ano, pela graça de Deus e de Nossa Senhora. Agradeço as bênçãos recebidas e a poderosa proteção do Divino Pai Eterno em minha vida e na vida da minha família. Obrigada Senhor por tudo o que somos e temos! Parabéns aos Filhos Redentoristas do Divino Pai Eterno pelo maravilhoso trabalho realizado neste belíssimo santuário!

  • Sandra Evangelista
    22/5/2019 - 07:49:15

    Quando eu descobri o divino pai eterno eu me tornei uma pessoa iluminada,hoje eu e toda minha família somos devoto do pai eterno.

  • Sônia Aparecida Cardoso
    22/5/2019 - 08:10:45

    Muito importante para minha vida, gosto de tudo vejo e assisto…as orações faz me sentir mais forte… todos as manhãs entrego meu dia ao Divino Pai Eterno e tudo dá muito certo em minha vida …assisto as novenas do divino pai eterno todos os dias…e isso me faz tão bem…o pai eterno já realizou muitas graças em minha vida e das pessoas amo família e amigos quando peço sua sua ajuda…

  • João paulo
    22/5/2019 - 08:41:46

    Um sonho a ser realizado e conhecer a casa do divino pai eterno

  • Maria Salete Rodrigues
    22/5/2019 - 10:01:35

    Muito linda a explicação, sempre tive dúvidas sobre sse tema, agora entendo. Deus seja louvado.

  • Cândido Egídio Soares Bastos
    22/5/2019 - 10:04:43

    Divino Pai Externo. Eu confio em voz. Só tu tens palavra de Vida Externa.Glória ao Pai ao Filho e Espírito Santo. Amem

  • HortencioFranciscodeSouza
    22/5/2019 - 14:24:25

    Olá boa tarde, gostei muito de saber o significado do Divino pai Eterno!!!

  • Teresinha i.f.leonatdi
    22/5/2019 - 15:23:02

    Diariamente faço minhas orações de agradecimento e novos pedidos e sempre fui atendida;isso desde 2010
    Qdo descobri por “acaso “passando os canais ;detalhe estava me recuperando fisica e emocionalmente de um acidente de trabalho onde perdi dois dedos da mão direita.
    Acaso este foi o melhor e mais eficiente remédio para que eu não entrasse em depressão e incentivei muitas pessoas a esta devoção .

  • lenita França do Amaral
    22/5/2019 - 17:22:27

    Acompanho o Santo Terço todos os dias com Pe. Robison de Oliveira, pela manhã e á tarde. Às 5:45 assisto Mãe Maria com o Arcebispo Walmor Oliveira de Azevedo. Sua oração me comove, envolve e acaricia a alma. Sinto uma paz enorme. Antes do terço de Maria vem o Terço Bizantino com Pe. Marcelo.
    e aos domingos assisto aos filmes das 13h.
    Estou muito feliz com toda programação.
    Assisto a mais coisas

  • Creusa Bortolucci
    22/5/2019 - 17:46:19

    Sou uma devota e associada , pedindo oração para cura da síndrome do pânico, sofro muito com esta situação em que me encontro!!!

  • Salete
    22/5/2019 - 18:50:04

    Sou devota do divino pai eterno !

  • Terezinha Leffeck
    22/5/2019 - 19:08:57

    Eu comecei assistir as novenas do Divino Pai Eterno com minha sogra hoje falecida à 7 anos ela era muito devota e depois que ela faleceu eu hoje estou cada dia mais apaixonada pelo nosso DEUS …PADRE ROBSON casa daí mais mostra o imenso AMOR DE DEUS por seus FILHOS…aprendi AMAR cada dia mais os irmãos e meu desejo é me tornar cada dia mais parecida um pouquinho com JESUS…OBRIGADO SENHOR!!!

  • ZELITA FRANÇA
    22/5/2019 - 21:09:47

    DEUS,PAI ETERNO nos abençoe eternamente 🛐🙏

  • Alice Maria Barroso de Vasconcelos
    22/5/2019 - 21:21:04

    Não sei explicar com palavras, mais o que eu sinto é sentir quando entrei pelo primeira vez na basílica do Pai Eterno, foi especial demais. É muito forte, como se meu corpo, minha pessoa estivesse flutuando, uma energia de LUZ, de PAZ. Amém

  • Déborah Vieira da Silva
    23/5/2019 - 08:41:39

    Sou devota do Divino Pai Eterno e faço parte da família campanha dos devotos.
    Quero fazer um pedido,que Padre Robson venha ao Rio de Janeiro com a Imagem peregrina do Divino Pai Eterno,vamos ficar muito feliz, amém 🙏
    E viva o Divino Pai Eterno.

  • Márcia Maria de Souza Guimarães
    23/5/2019 - 15:59:21

    História mais linda sobre a imagem do Divino pai í Eterno

  • Inês Costa
    23/5/2019 - 22:13:42

    Obrigada Pai Eterno por todas as bênçãos e graças alcançadas creio e confio no vosso poder meu Pai Eterno, agradeço com todo amor, em nome de Jesus Cristo, Amém!

  • Maria Julieta Oliveira Rino
    24/5/2019 - 07:35:57

    Peço ao Pai eterno a libertaçao das maldiçoes, para José Cordeiro!

  • Maria Julieta Oliveira Rino
    24/5/2019 - 07:38:47

    Peço ao Pai Eterno que me proteja e dê a graça de nao O ofender por causa da relaçao com o pai dos meus filhos! Amem Obrigada Senhor!

  • lucila Peres Jordâo
    24/5/2019 - 22:35:35

    Eu gosto muito do Icone do Pai Eterno porque ele representa o centro de minha fé:A Santíssima Trindade e Nossa Senhora
    Muitas pessoas pensam que o Pai Eterno e Deus são diferentes.Vejo isto nos depoimentos dos romeiros.Mas também há uma infinidade de pessoas que pensam que Nossa Senhora Aparecida e as outras imagens são santas diferentes.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS






    Baixe o aplicativo Pai Eterno

    Google Play
    App Store