Catequese

Santidade na juventude

Conheça a história de santos que desde muito cedo buscaram a vontade do Pai Eterno.

Para ser considerada santa, a pessoa precisa ter uma vida de profunda comunhão com Deus, muito mais do que milagres e curas. E isso pode acontecer em qualquer fase da vida, inclusive quando se é criança ou adolescente. A Igreja Católica já nomeou santos, mártires e beatos que ainda muito jovens demonstram grande fé e obediência a Deus. Conheça a história de alguns desses pequenos grandes exemplos:

Albertina Berkenbrock, 12 anos: Ela foi a primeira mártir brasileira, nasceu em Santa Catarina. Desde muito nova, Albertina demonstrava vontade de seguir o caminho de Deus. Ela se dedicava à oração, a fazer o bem aos mais necessitados e a cuidar de sua família. Além disso, buscava uma vida centrada na oração e em penitências. Albertina morreu quando um homem que trabalhava para sua família tentou estuprá-la. Ela não cedeu, pois não queria pecar, e foi assassinada. Sua festa é celebrada em 15 de junho.

São Tarcísio, 12 anos: Tarcísio nasceu na Itália e tinha honra em servir ao altar junto ao Papa Sisto II. Na época, os cristãos eram perseguidos e condenados por sua fé, mas Tarcísio era corajoso e se ofereceu para levar escondido as hóstias consagradas para presos que seriam executados. O Papa Sisto abençoou a iniciativa de Tarcísio e entregou-lhe uma caixa com hóstias. No caminho para chegar aos prisioneiros, ele foi identificado e apedrejado até a morte. Depois de morto, foi revistado, mas já não foram encontradas partículas do Sacramento de Cristo. Sua festa é celebrada em 15 de agosto.

Santa Terezinha, 24 anos: Santa Terezinha é uma santa muito conhecida em todo mundo. Sua história também é de total entrega a Jesus Cristo. Ela nasceu com o nome de Maria Francisca, e tinha o sonho de entrar para o Carmelo. Santa Terezinha tinha o coração dócil e apaixonado por Deus. Quando tinha 15 anos, ela conseguiu a permissão do Papa Leão XIII para ser carmelita. Santa Terezinha firmou a vida de santidade dentro do Carmelo, com muitas provações, perseguições e penitências. Apesar de ter tido uma grave tuberculose, nunca deixou de estar alegremente na presença de Deus. Sua festa é celebrada no dia 1º de outubro.

Guido Schäffer, 34 anos: Durante a juventude ele viveu uma vida normal: namorou, viajou e se formou em medicina. Mas ele sentiu que seu caminho era levar a Palavra de Deus. Ele ingressou no seminário, mas faleceu quando ainda estava no último ano do seminário. Guido teve uma contusão na nuca que o fez desmaiar na água enquanto surfava, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). As pessoas que conheciam a história e o trabalho de Guido afirmam que ele aproveitava todas as oportunidades para evangelizar, principalmente os jovens. Como médico, atuou em obras de caridade. A arquidiocese do Rio de Janeiro abriu o processo de beatificação em 17 de janeiro de 2015 e terminou no dia 8 de outubro de 2017.

Beata Chiara Luce, 19 anos: Chiara foi uma jovem muito ativa, especialmente nos esportes. Ela gostava de praticar diversas atividades, entre elas o esqui e o tênis. Mas sua maior característica era a capacidade de amar fazer a vontade de Deus. Em seu rosto era possível ver a alegria e o sorriso constante por levar a misericórdia de Jesus. Aos 17 anos, durante uma partida de tênis, uma dor aguda no ombro a fez ser diagnosticada com um grave tumor: o osteossarcoma. Ela então disse: “Por ti, Jesus. Se tu queres eu também quero”. Chiara passou por muitas terapias dolorosas, mas quanto mais a doença progredia mais a experiência dela com o Pai Eterno se tornava intensa. Chiara chegou a rejeitar a morfina porque tiraria a sua lucidez, e a dor era a única coisa que tinha a oferecer a Jesus. Em 2010, o Papa Bento XVI autorizou a sua beatificação, após a comprovação de um milagre ocorrido por sua intercessão.

A santidade é um caminho possível para todos os cristãos e começa na simplicidade da fé, da caridade e do amor a Deus. Para conhecer e se inspirar na vida de outros santos católicos, acesse a aba Santo do Dia, aqui no Portal Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno