Igreja no Brasil

Parabéns, Dom Washington Cruz!

Hoje, 25 de maio, é aniversário do arcebispo de Goiânia (GO).

Foto: Danilo Eduardo

Hoje, 25 de maio, é aniversário do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. A Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), deseja felicidades, saúde e sucesso em sua missão religiosa. Parabéns!

Saiba mais sobre Dom Washington Cruz: 

Em 25 de maio de 1946, nasce Washington Cruz, na cidade de Itabuna, no Estado da Bahia, filho de José e Dejanira Cruz. É o sexto dos seis irmãos. Fez seus estudos primários no Colégio Divina Providência em sua cidade natal. Muito cedo ingressa no seminário da Congregação da Paixão (Passionistas) onde cursa o 1° e 2° graus no Seminário São Gabriel em Osasco SP.

Em 16 de janeiro de 1966, após um ano de Noviciado em Colombo PR, faz os primeiros votos religiosos na Congregação Passionista. Em fevereiro de 1966 vai estudar em Roma, permanecendo por 8 anos na cidade eterna, onde cursou Filosofia (Bacharelado), Teologia e Especialização para Licenciatura em Teologia, na Universidade Lateranense.

Ordenado sacerdote em 25 de julho de 1971, na Catedral de São José, em Itabuna Bahia, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, Bispo Passionista. Em seguida volta para Roma, conclui seus estudos em 1974, quando regressa definitivamente ao Brasil.

Seu primeiro campo de trabalho é sua cidade natal, onde permanece por 2 anos e meio como pároco da Paróquia Santa Maria Goretti. Em 1976 foi para Jequié, como coordenador das Missões Populares, onde permaneceu até março de 1978, quando é transferido para Salvador, como pároco da Paróquia Boa Viagem e formador dos jovens passionistas, onde permaneceu até a sua nomeação como Bispo.

Exerceu também a função de coordenador do Zonal VI (Regional Pastoral da Cidade Baixa), Salvador (BA) Aos 25 de fevereiro de 1987 foi nomeado Bispo para a Diocese de São Luís de Montes Belos Regional Centro Oeste.

No dia 9 de maio de 1987, foi ordenado bispo na Catedral de Salvador e dia 7 de junho de 1987, às 9h30, na Catedral São Luiz Gonzaga, numa celebração presidida por D. Antonio Ribeiro de Oliveira, concelebrada por D. Stanilau Van Mellis (bispo emérito da Diocese naquela época) e todos os padres da Diocese, toma posse na Diocese de São Luís de Montes Belos.

Exerceu várias atividades como bispo: Acompanhante da Pastoral da Juventude do regional Centro-Oeste; e, agora, na Arquidiocese de Goiânia. No dia 8 de maio de 2002, foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia, e no dia 14 de julho do mesmo ano, tomou posse em uma bonita celebração, que contou com a participação de inúmeras pessoas Imensamente agradecidas pelo trabalho incansável e dedicação amorosa de D. Antonio pela Arquidiocese e confiantes no pastoreio afável e seguro de D. Washington. Todos se uniram à Trindade Santa, fonte e horizonte da Igreja de Goiânia, para juntos dizerem, numa só voz, a ele: “Seja bem vindo, servidor do Evangelho!”

cd

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno









Newsletter