Catequese

Qual a função dos padrinhos nos diversos Sacramentos da Igreja Católica?

Saiba mais sobre o papel dos padrinhos e madrinhas no Batismo, Crisma e Casamento.

“Padrinho não é para dar presente, mas sim para ser presença!”, as palavras são do Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, em Goiânia (GO). Segundo ele, tanto para o Batismo, quanto para a Crisma e o Casamento, os padrinhos devem ser o reflexo de Deus Pai. “Todo afilhado deve olhar para o seu padrinho e ver nele um grande reflexo de Deus. Essa é a missão de todos os padrinhos. Eles devem testemunhar a fé e, mais que isso, incentivar e acompanhar os afilhados em suas vidas cristãs”, afirma.

E para ser padrinho, quais são os requisitos? O que deve pesar na escolha? De acordo com Pe. Rodrigo, padrinhos devem ter vida sacramental. “Precisa estar em comunhão com Deus. Ser batizado, ter Eucaristia, Crisma. A Igreja só não aceita padrinhos que não vivem os sacramentos e não dão o testemunho. Estes, não devem ser padrinhos por consciência própria, porque é uma responsabilidade que assumem perante Deus”, pontua.

A obrigatoriedade de padrinhos só não existe na Consagração, momento comumente realizado no Batismo. Neste caso, padrinho e madrinha são opcionais. “Padrinhos de consagração são pessoas que testemunham a consagração a Nossa Senhora. No rito final faz-se a consagração e aí, então, eles fazem parte, testemunham, consagram, entregam a vida do afilhado a Nossa Senhora”, ressalta Pe. Rodrigo.

Padrinhos de Batismo

De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. Deve ensinar e incentivar para que a criança cresça seguindo os ensinamentos de Jesus, conforme a Igreja.

Padrinhos de Crisma

O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente. É aconselhável que seja uma pessoa que ajude o afilhado a caminhar em comunidade na Igreja, é uma espécie de companheiro, treinador. Uma relação de parceria no sentido de viver a vida em comunhão com Deus.

Padrinhos de Casamento

Já os padrinhos de casamento, devem ser os olhos e os ouvidos do casal de noivos, ajudar nos preparativos do casamento, cuidar dos noivos no dia do casamento e fortalecer os laços de amizade para a vida toda. Quanto aos presentes, em todas as situações, o mais importante aos olhos do Pai Eterno, é o amor.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Rosilene Ribeiro Chelotti Adão
    13/11/2022 - 08:33:16

    Bastante esclarecedor. Muito obrigada.

  • Nair
    14/2/2023 - 08:19:39

    Maravilhosa reflexão

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno