Saiba mais sobre o papel dos padrinhos e madrinhas no Batismo, Crisma e Casamento.
“Padrinho não é para dar presente, mas sim para ser presença!”, as palavras são do Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, em Goiânia (GO). Segundo ele, tanto para o Batismo, quanto para a Crisma e o Casamento, os padrinhos devem ser o reflexo de Deus Pai. “Todo afilhado deve olhar para o seu padrinho e ver nele um grande reflexo de Deus. Essa é a missão de todos os padrinhos. Eles devem testemunhar a fé e, mais que isso, incentivar e acompanhar os afilhados em suas vidas cristãs”, afirma.
E para ser padrinho, quais são os requisitos? O que deve pesar na escolha? De acordo com Pe. Rodrigo, padrinhos devem ter vida sacramental. “Precisa estar em comunhão com Deus. Ser batizado, ter Eucaristia, Crisma. A Igreja só não aceita padrinhos que não vivem os sacramentos e não dão o testemunho. Estes, não devem ser padrinhos por consciência própria, porque é uma responsabilidade que assumem perante Deus”, pontua.
A obrigatoriedade de padrinhos só não existe na Consagração, momento comumente realizado no Batismo. Neste caso, padrinho e madrinha são opcionais. “Padrinhos de consagração são pessoas que testemunham a consagração a Nossa Senhora. No rito final faz-se a consagração e aí, então, eles fazem parte, testemunham, consagram, entregam a vida do afilhado a Nossa Senhora”, ressalta Pe. Rodrigo.
Padrinhos de Batismo
De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. Deve ensinar e incentivar para que a criança cresça seguindo os ensinamentos de Jesus, conforme a Igreja.
Padrinhos de Crisma
O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente. É aconselhável que seja uma pessoa que ajude o afilhado a caminhar em comunidade na Igreja, é uma espécie de companheiro, treinador. Uma relação de parceria no sentido de viver a vida em comunhão com Deus.
Padrinhos de Casamento
Já os padrinhos de casamento, devem ser os olhos e os ouvidos do casal de noivos, ajudar nos preparativos do casamento, cuidar dos noivos no dia do casamento e fortalecer os laços de amizade para a vida toda. Quanto aos presentes, em todas as situações, o mais importante aos olhos do Pai Eterno, é o amor.
Deixe o seu Comentário

Bastante esclarecedor. Muito obrigada.
Maravilhosa reflexão
Obrigado.