Apoio Espiritual

Afinal, o que é a depressão?

Conheça os detalhes desta doença que atinge cada vez mais pessoas na sociedade moderna.

Foto: Danilo Eduardo | Arte: João Paulo Fabino

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão pode ser considerada o mal do século. É um doença de ordem emocional que atinge pessoas de todas as cidades, classes sociais e gêneros. Segundo o psicólogo Shouzo Abe, infelizmente a dificuldade do diagnóstico está na banalização da palavra depressão, que na verdade indica uma doença séria e que precisa de tratamento. “A depressão vai muito além da tristeza, pois quando você está triste ou preocupado, isto normalmente tem um motivo e dura por alguns dias, depois passa. Já a depressão é uma condição de sentimentos negativos que não passam”, destaca.

Ainda segundo Shouzo, os sintomas que caracterizam a depressão não seguem a mesma sequência e intensidade. Eles podem variar dependendo do paciente e das suas condições sociais e emocionais. Entre os principais indícios de depressão estão: humor depressivo, irritação constante, ansiedade, tristeza persistente, insegurança frequente, cansaço com facilidade, falta de prazer nas atividades que antes gostava, alterações no apetite (comer demais ou não comer), insônia ou excesso de sono, negatividade, reações desproporcionais a situações do dia a dia, negatividade etc. “As pessoas que têm depressão sentem uma força, uma sensação que as puxa para baixo ou que não é possível suportar o peso que tem”, explica o psicólogo.

Tratamento

O diagnóstico de depressão é feito por um médico ou um psicólogo.O paciente deve buscar ajuda assim que perceber que algo nas suas emoções não está bem. “A depressão é fruto de uma série de somatizações dos acontecimentos da vida que não ficaram bem resolvidos, que todo mundo passa”, pontua Shouzo Abe. O tratamento varia de acordo com o paciente. Por exemplo, nem sempre é necessário tomar remédio, muitas vezes a psicoterapia aliada a atividades físicas e uma boa alimentação são suficientes para orientar a recuperação da pessoa. “O remédio só é utilizado em casos mais graves e sempre como auxiliar. Ele ajuda a diminuir a ansiedade, a regular o sono, mas a psicoterapia é essencial para entender quais são os sentimentos que estão adoecendo o corpo”, destaca.

Para Shouzo Abe, o ideal é que as pessoas busquem a psicoterapia como forma de prevenção, para fortalecer o emocional e deixá-las mais preparadas para lidar com as dificuldades que a vida vai trazer. “Da mesma maneira que as pessoas vão para academia para se fortalecerem e prevenirem doenças, elas deviam buscar a terapia para deixar o sistema emocional mais forte. É fato e certo que problemas virão, tristezas virão, angústias virão, então, se o emocional estiver preparado, vai ser mais fácil suportar as pancadas que a vida vai trazer”, afirma o psicólogo.

Família

As pessoas que convivem com alguém que tem depressão muitas vezes precisam também de um acompanhamento terapêutico. De acordo com Shouzo Abe, o paciente com depressão tem dificuldades de render no trabalho, de ser uma boa companhia. Já que está com o humor depressivo, fica desanimado e pessimista de forma constante e, obviamente, afeta as pessoas em volta. “A família também precisa de ajuda, pois conviver com o depressivo se torna pesado e cansativo e isso vai minando a paciência das pessoas que estão ao redor e os relacionamentos”, pontua.

É essencial que a família entenda o que é depressão, como funciona o tratamento e tenha bastante compreensão. “A pessoa sozinha pode ter dificuldade de resolver, então praticar a paciência é muito importante. Eu já tive um caso em que a mãe veio buscar ajuda, pois a filha estava com depressão e eu, ao avaliar, disse a ela ‘acho que antes preciso ajudar você, para que você ajude sua filha, porque sua filha já está fazendo o tratamento dela'”, conta.

Os familiares podem ajudar incentivando e acompanhando a pessoa em atividades físicas regulares e atividades de lazer também. O tratamento para a depressão é longo, pois a cada sessão de terapia busca-se nas memórias e sentimentos guardados o que levou a adoecer. “Depressão quer dizer que está falando alguma coisa, sinalizando que alguma coisa está errada ou veio errada, e é preciso ouvir e entender isso. Muitas depressões vêm de situações que a pessoa vivenciou no seu passado e foi acumulando ao longo da vida até que não consegue mais suportar. Então é preciso ouvir isso para compreender, reconstruir e iniciar o processo de recuperação do paciente”, finaliza Shouzo.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
9 Cometários
  • Celia dos Santos Jaraguá do sul SC
    30/5/2019 - 12:31:11

    a depressão é uma doença da alma que nós não devemos nos entregar se não o dezespero toma conta do nosso corpo obrigada amém

  • Héliana Maria Dias Azevedo
    30/5/2019 - 15:01:50

    Tenho um filho com 33 anos que sofre de depressão hà sete anos. Pesquiso muito sobre o assunto, porém nunca tinha lido nada tão aproximado às características dos sintomas.Gistaria de receber mais informações sobre. Obrigada

  • Maria Irene
    30/5/2019 - 15:09:37

    Boa tarde, eu entrei em depressao e ansiedade qdo minha nae sofreu AVC em 2016, mas nao deixei de trabalhar como os medicos pediram, mas ainda me sinto mau. Mas o pior e que tenho uma i rma cacula que foi casada a 26, o marido nunca deixou ela estudar e trabalhar, ha 8 anos ele separou dela, nao ajuda em nada e nao fez as divisao dos bens para ela ter a casa dela e mas as pessoas ignora ela.

  • Tânia Ferreira
    30/5/2019 - 16:23:35

    A crise depressiva iniciou ou aflorou mais ou menos em agosto/2018. Desde então procuro me tratar com psiquiatra e auxílio de psicóloga, mas ainda não consegui fazer uma terapia que me satisfaça. Sou de Teresópolis/RJ se conhecer algum terapeuta poderá me ajudar.

  • Leia
    30/5/2019 - 20:48:15

    Adorei o Texto,passo por esses problemas tomo medicamentos,minha ansiedade me Faz sentir muitos sintomas físicos que me deixam sem ação me mudam por completo,com tratamento que estou fazendo me sinto bem melhor Graças a Deus,muitas pessoas não procuram saber sobre o que e depressão apenas nos julgam como fracos,mas não e isso a todo tempo lutamos muito para ficar bem.

  • Maria Selma Santos Lima
    31/5/2019 - 08:20:07

    Percebi que algo estava errado comigo, procurei ajuda psicológica e logo veio o diagnóstico uma leve depressão. Creio cegamente que vou ser curada . DEUS É MINHA BASE.

  • Iolanda Rodrigues
    31/5/2019 - 09:10:10

    Me ajude por favor meu filho gustaf Rodrigues tá passando por essa situação

  • Nídia avila dos Santos n
    31/5/2019 - 09:42:05

    Sofro muito dias mais dias menos tomo medicamentos sertralina e clonazepam mas o que me fortalece é a oração sou devota do pai eterno e filha protegida do padre Pio vivo em oração é minha fortaleza .

  • Julinda Souza Nascimento
    1/6/2019 - 23:05:19

    Meu filho está sofrendo com depressão e tem dias que ele está muito triste, nervoso disse que tem pensamentos negativo eu sofro muito com o sofrimento dele então eu busco ajuda em Deus pois só ele pode mim ajudar a cuidar do meu filho e graças a Deus tem dado certo.

  • TV Pai Eterno




    Baixe o aplicativo Pai Eterno

    Google Play
    App Store