Apoio Espiritual

Afinal, o que é a depressão?

Conheça os detalhes desta doença que atinge cada vez mais pessoas na sociedade moderna.

Foto: Danilo Eduardo | Arte: João Paulo Fabino

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão pode ser considerada o mal do século. É um doença de ordem emocional que atinge pessoas de todas as cidades, classes sociais e gêneros. Segundo o psicólogo Shouzo Abe, infelizmente a dificuldade do diagnóstico está na banalização da palavra depressão, que na verdade indica uma doença séria e que precisa de tratamento. “A depressão vai muito além da tristeza, pois quando você está triste ou preocupado, isto normalmente tem um motivo e dura por alguns dias, depois passa. Já a depressão é uma condição de sentimentos negativos que não passam”, destaca.

Ainda segundo Shouzo, os sintomas que caracterizam a depressão não seguem a mesma sequência e intensidade. Eles podem variar dependendo do paciente e das suas condições sociais e emocionais. Entre os principais indícios de depressão estão: humor depressivo, irritação constante, ansiedade, tristeza persistente, insegurança frequente, cansaço com facilidade, falta de prazer nas atividades que antes gostava, alterações no apetite (comer demais ou não comer), insônia ou excesso de sono, negatividade, reações desproporcionais a situações do dia a dia, negatividade etc. “As pessoas que têm depressão sentem uma força, uma sensação que as puxa para baixo ou que não é possível suportar o peso que tem”, explica o psicólogo.

Tratamento

O diagnóstico de depressão é feito por um médico ou um psicólogo.O paciente deve buscar ajuda assim que perceber que algo nas suas emoções não está bem. “A depressão é fruto de uma série de somatizações dos acontecimentos da vida que não ficaram bem resolvidos, que todo mundo passa”, pontua Shouzo Abe. O tratamento varia de acordo com o paciente. Por exemplo, nem sempre é necessário tomar remédio, muitas vezes a psicoterapia aliada a atividades físicas e uma boa alimentação são suficientes para orientar a recuperação da pessoa. “O remédio só é utilizado em casos mais graves e sempre como auxiliar. Ele ajuda a diminuir a ansiedade, a regular o sono, mas a psicoterapia é essencial para entender quais são os sentimentos que estão adoecendo o corpo”, destaca.

Para Shouzo Abe, o ideal é que as pessoas busquem a psicoterapia como forma de prevenção, para fortalecer o emocional e deixá-las mais preparadas para lidar com as dificuldades que a vida vai trazer. “Da mesma maneira que as pessoas vão para academia para se fortalecerem e prevenirem doenças, elas deviam buscar a terapia para deixar o sistema emocional mais forte. É fato e certo que problemas virão, tristezas virão, angústias virão, então, se o emocional estiver preparado, vai ser mais fácil suportar as pancadas que a vida vai trazer”, afirma o psicólogo.

Família

As pessoas que convivem com alguém que tem depressão muitas vezes precisam também de um acompanhamento terapêutico. De acordo com Shouzo Abe, o paciente com depressão tem dificuldades de render no trabalho, de ser uma boa companhia. Já que está com o humor depressivo, fica desanimado e pessimista de forma constante e, obviamente, afeta as pessoas em volta. “A família também precisa de ajuda, pois conviver com o depressivo se torna pesado e cansativo e isso vai minando a paciência das pessoas que estão ao redor e os relacionamentos”, pontua.

É essencial que a família entenda o que é depressão, como funciona o tratamento e tenha bastante compreensão. “A pessoa sozinha pode ter dificuldade de resolver, então praticar a paciência é muito importante. Eu já tive um caso em que a mãe veio buscar ajuda, pois a filha estava com depressão e eu, ao avaliar, disse a ela ‘acho que antes preciso ajudar você, para que você ajude sua filha, porque sua filha já está fazendo o tratamento dela'”, conta.

Os familiares podem ajudar incentivando e acompanhando a pessoa em atividades físicas regulares e atividades de lazer também. O tratamento para a depressão é longo, pois a cada sessão de terapia busca-se nas memórias e sentimentos guardados o que levou a adoecer. “Depressão quer dizer que está falando alguma coisa, sinalizando que alguma coisa está errada ou veio errada, e é preciso ouvir e entender isso. Muitas depressões vêm de situações que a pessoa vivenciou no seu passado e foi acumulando ao longo da vida até que não consegue mais suportar. Então é preciso ouvir isso para compreender, reconstruir e iniciar o processo de recuperação do paciente”, finaliza Shouzo.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno