Culinária

Receita junina: A tradicional pamonha de milho verde

Seja muito bem-vindo, junho! O mês das festas juninas e suas delícias típicas.

Professora, esposa, mãe, dona de casa e uma cozinheira de mão cheia! É a Regina Máximo Pereira. Não precisa de data especial, mas basta fazer um friosinho, se chover então… É pamonhada na certa! A família toda se reúne e a pamonha logo logo sai bem quentinha. Tradicional entre os goianos e mineiros, a pamonha também é um prato tradicional das festas juninas. Será que alguém aí vai ficar com água na boca? Confira abaixo a receita de pamonha de sal e à moda:

Para 2 kg de massa de milho use:

  • 1 queijo fresco
  • 200 ml de óleo de soja
  • Sal, pimenta, cheiro verde a gosto
  • 1 pitada de açúcar
  • Linguiça frita a gosto

(Rendimento: 15 pamonhas grandes)

Modo de preparo: Coloque a massa em um recipiente. Bata no liquidificador uma xícara da massa com o sal, açúcar e a pimenta, se for colocar (Este é o tempero da sua pamonha. Capriche!). Misture ao restante da massa. Em uma panela, esquente o óleo até ficar bem quente e escalde a massa crua, já temperada. Acrescente o cheiro verde a gosto. Para montar a pamonha, use palhas de milho, barbante ou ligas de borracha para amarrá-las. O recheio é por sua conta. Pode ser só com queijo ou queijo com linguiça, a tradicional pamonha à moda. Depois disso, é só colocar para cozinhar em fogo médio.

“Essas são as pamonhas salgadas mais tradicionais, mas tem gente que faz com outros recheios, com frango, carne seca, por exemplo. Aí vai do gosto e criatividade de cada um. Uma dica que eu dou é prestar bastante atenção ao ponto do cozimento. Geralmente, as pamonhas que ficam por baixo, no fundo da panela, cozinham mais rápido. Então é preciso trocar as pamonhas de posição enquanto elas cozinham”, aconselha Regina.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Graceline
    2/6/2019 - 22:33:51

    Receita de pamonha doce.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS











    Newsletter