Meio Ambiente

Projeto ensina e incentiva uso consciente da água

Instituto Trata Brasil visita escolas de todo o país. Em Trindade (GO), alunos aprenderam o quanto é importante economizar e reaproveitar o recurso natural.

De toda a água existente em nosso planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% doce. E, apesar de possuir um ciclo de renovação com o processo de evaporação, este recurso indispensável à nossa sobrevivência está se esgotando. O principal problema está na exploração dos recursos hídricos. Com o objetivo de conscientizar a sociedade, surgiu o Instituto Trata Brasil. “Eu sou embaixadora do Trata há dez anos. Ele é o instituto que cuida desta questão de Saneamento Básico no Brasil inteiro. É uma bandeira que vem trazer saúde e qualidade de vida para os brasileiros. Eu acho que é uma forma de podermos ajudar o nosso país a melhorar”, afirma a atleta embaixadora do projeto, Daiane dos Santos.

Por meio do instituto, foi criado em 2016, o “Água na Escola – Gotas de Futuro”, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o uso correto da água.  “Através da educação lúdica, das brincadeiras, queremos conscientizar as crianças sobre saneamento básico, que seria a água tratada e coleta e tratamento de esgoto, uso racional da água, para que eles entendam que a água é um bem precioso, que temos que cuidar, cuidar também dos recursos hídricos. O que queremos é que as nossas crianças saiam daqui com uma noção, que levem essa experiência de como elas podem tratar o meio ambiente e possa levar isso tudo para casa. Eles são os maiores multiplicadores  porque conseguimos que elas absorvam o conhecimento”, explica Edna Cardoso, coordenadora do projeto.

O “Água na Escola – Gotas de Futuro ” já percorreu os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Goiás. A intenção é que mais cidades recebam as ações.  “Nós visitamos escolas do Brasil inteiro, para levar o tema do Saneamento Básico, que é um tema tão importante, de forma diferente, sem ser com aula, palestra. Fazemos brincando, de forma lúdica a criança internaliza mais e leva a temática, informação para os pais. Os professores, na escola, desenvolvem um trabalho no decorrer do ano”, pontua o assessor técnico do projeto, Evanildo Fernando.

Três escolas em Trindade (GO) receberam o projeto como atividade para o dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo foi chamar a atenção das crianças para problemas ambientais e mostrar a importância de preservar os recursos naturais. Ao que parece, eles aprenderam a lição. “Eu aprendi a economizar água e não jogar lixo na rua”, diz Tamires Lopes Silva, 10 anos.

Para quem apoia o projeto, fica a lição e o sentimento de dever cumprido. “Acredito que as empresas devem apoiar não só esses eventos em escolas infantis, mas também em escolas de ensino médio para que as pessoas possam ter consciência do que é certo e errado em relação a água. Nos deparamos com cada situação e por mais que é simples, percebemos que as pessoas não tem consciência e  isso é importante para que no futuro, inclusive próximo, a gente não fique sem água potável”, afirma Lucas Vieira, agente comercial.

Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), um bilhão de pessoas não tem acesso ao abastecimento de água. Só no Brasil, dados do Ministério das Cidades de 2017, apontam que quase 35 milhões de brasileiros não possuem água tratada e cerca de 100 milhões não têm coleta de esgotos. Mesmo assim, muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente. “O ser humano não vive sem água. Se a gente não cuidar vai faltar mesmo. E como faremos? Por isso, temos que pensar desde agora e trabalhar com os pequenos para semear as gotinhas para o nosso futuro”, afirma Daiane dos Santos.

Além do desperdício de água na produção de alimentos e nas indústrias, a sociedade desperdiça enorme quantidade deste recurso durante as atividades do dia a dia. Por isso, atenção às dicas da embaixadora para economizar: “Reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar o quintal, colocar nos banheiros. Assim faremos um bem para o planeta aproveitando de forma consciente essa água. Mas, tem várias dicas. Vi em uma escola que eles aproveitavam a água do ar condicionado para molhar as plantas, as hortas, lavar o quintal. Tem vários meios superfácil, mas o melhor mesmo é economizar e não desperdiçar”, aconselha Daiane.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno