Meio Ambiente

Você economiza energia?

Confira algumas dicas para conseguir evitar o gasto excessivo em sua casa.

Podemos pensar no Meio Ambiente todos os dias, as nossas decisões dentro de casa podem representar bastante no gasto de energia elétrica. Até as grandes empresas geradoras de energia estão atentas ao uso mais sustentável.  O coordenador da área de sustentabilidade da Enel Goiás, Adriano Faria afirma que os projetos realizados têm a preocupação de agredir o Meio Ambiente quando menos for possível.

A Enel atua em Goiás, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo e tem dado uma força para algumas famílias economizarem energia. “Todos os nossos projetos de eficiência energética, proporcionam ao cliente trocar os seus equipamentos antigos que gastam muita energia por equipamentos mais econômicos com selo Imetro Procel. Fazemos a troca, instalamos esses equipamentos novos e os antigos damos destinação correta”, afirma Adriano.

Para colaborar com o meio ambiente, é preciso economizar energia dentro de casa. Algumas dicas podem ajudar. Atenção ao chuveiro e ar condicionado. Se a manutenção do ar não estiver em dia, os gastos vão aumentar, e será a mesma coisa de jogar dinheiro fora.

“O grande vilão em uma residência convencional é o chuveiro elétrico. Fazendo uma equivalência, é como se fosse 54 televisões ligadas ao mesmo tempo. Então, o ideal quando estamos em uma temperatura na nossa região que está amena, tranquila, não precisamos estar com a potência no máximo, se mudarmos para a posição verão a gente já economiza 30% de cara com esta ação. Se pudermos fazer um banho mais rápido, a gente também economizará energia, potencia no tempo”, ressalta o coordenador.

Outra dica fundamental é sempre limpar os filtros de ar condicionado: “Com o tempo a poeira vai impregnando e tampa os poros dele fazendo com que o equipamento gaste mais energia. Então, chamar profissionais que tenham o conhecimento da manutenção de limpeza é fundamental. Não basta o ar condicionado estar limpo, sempre funcionando, o ambiente precisa estar fechado, o ar quente vai entrar, favorecendo o aumento do consumo”, ressalta Adriano.

Outro vilão pode ser a geladeira. Não é recomendável colocar produtos quentes , pois pode forçar o motor. Abrir o número menor possível de vezes pode fazer diferença também. “Uma regra simples para verificar se a geladeira está com a vedação certa é pegar uma folha de papel, se ela não cair, a vedação está ok. Evitar também de forrar as grades da geladeira, porque elas são vazadas justamente para favorecer a circulação do ar frio”, aconselha o coordenador.

Se você tem costume de deixar equipamentos na tomada sem necessidade, atenção: “É um perigo! Vários equipamentos hoje em dia têm a função de stand by que é a luz que fica acesa mesmo com o aparelho desligado. Então, a facilidade que temos apertando o controle remoto, temos disponível a utilização do equipamento, mas ele consome esse acumulo ao longo do ano dará um aumento na fatura. O ideal é tirar da tomada, inclusive carregador de celular”, ressalta Adriano.

Todos nós podemos fazer um pouco mais, seja na sua casa, ou em uma grande empresa. O importante é o senso de responsabilidade e sustentabilidade. “Não é uma semana  do meio ambiente, é o dia a dia do meio ambiente, dia a dia da sustentabilidade” , conclui o coordenador da Enel.

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno