Notícias

Remédios da vovó: fato ou fake?

Saiba quais receitas da vovó são também recomendadas pelos profissionais da saúde.

Quem nunca teve uma gripe ou mal estar e recebeu algum conselho da avó ou da mãe indicando um remédio caseiro? As receitas são simples e, muitas vezes, curiosas, mas, a maioria delas, hoje tem comprovação científica dos benefícios. Conheça abaixo os melhores remédios das vovós que os médicos também recomendam.

1 – Chá de pé de alface para ter uma boa noite de sono

Isso é verdadeiro. De acordo com os pesquisadores, a região do talo do alface tem uma substância chamada lactucina. Ela é uma espécie de calmante, totalmente natural. Você pode fazer uso desse chá e dos benefícios dele com a seguinte receita: pique algumas folhas de alface, o suficiente para encher uma colher de sopa, coloque na água fervente e deixe tampado por 10 minutos. Após esse descanso, é só coar e beber o chá. Você pode dividi-lo em algumas porções para tomar ao longo do dia.

2 – Mel para curar pequenas feridas

Pode parecer esquisito, mas é também faz muito sentido. O mel tem propriedades antibacterianas que são capazes de matar as bactérias de um ferimento. Funciona da seguinte maneira, o mel rouba água de células bacterianas e a combina com os açúcares de sua composição formando peróxido de hidrogênio. Isso faz com que os microrganismos de uma pequena ferida sejam eliminados através da desidratação.

3 – Chá de açafrão para melhorar inflamação e dores

Conhecido por ser um tempero utilizado em alguns pratos culinários, o chamado açafrão da terra (também conhecido como cúrcuma) é um ingrediente poderoso para a saúde. Um dos usos mais populares do açafrão é na forma de chá. Ele possui um forte poder anti-inflamatório, o que é muito útil para tratar dor de garganta, dores no corpo e nas articulações. Para se beneficiar, basta diluir uma colher de chá açafrão em pó em um litro de água, ferver e deixe esfriar. Você pode tomá-lo ao longo do dia.

4 – Água com açúcar para acalmar

Apesar de não ter nenhuma propriedade calmante de fato, a água com açúcar gera uma sensação de bem-estar. Isto ocorre porque o açúcar ajuda a produzir neurotransmissores que causam essa sensação. Um deles é a serotonina, por isso a pessoa pode começar a se sentir mais calma e melhor.

5 – Cenoura faz bem para os olhos

Comer cenoura realmente ajuda na visão, especialmente durante a infância, pois ela é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. Ela é uma das substâncias que auxiliam na formação dos olhos e das suas funções. A vitamina A estimula a produção da púrpura visual, que auxilia na percepção de cores e formas, por exemplo. Preparar a cenoura cozida ou assada é ainda melhor, pois o calor aumenta a sua absorção. Além da cenoura, a abóbora e o mamão também são opções que causam efeito semelhante. Vale lembrar que o consumo desses alimentos não livra ninguém de problemas de visão como miopia, por exemplo, pois eles são de origem genética.

Você conhece alguma receita caseira da vovó que é tiro e queda? Conte para nós aqui nos comentários.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno