Catequese

Por que hoje comemora-se o Dia dos Namorados?

Apesar da origem comercial, o dia é especial para pedir a bênção de Santo Antônio no seu relacionamento.

Imagem meramente ilustrativa | Web

No Brasil, 12 de junho é o Dia dos Namorados, uma data em que os casais aproveitam para celebrar o amor. Esta data é tipicamente brasileira e relativamente recente, pois só existe no calendário nacional desde 1948.

Apesar de ser um dia romântico, ela nasceu de um necessidade comercial dos lojistas. A ideia veio do publicitário João Doria com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas. Inspirado pelo sucesso de datas como o Dia das Mães, Natal e Dia dos Pais, o publicitário instituiu outra data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

Junho foi o mês escolhido porque era o período em que o desaquecimento das vendas começava. O dia 12 foi adotado por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que é muito popular no Brasil e tem fama de casamenteiro. O publicitário uniu as duas coisas e criou a primeira propaganda que instituiria a data no país. Não é preciso dizer que a ideia deu muito certo e até hoje é considerada importante para o comércio, perdendo apenas para o Dia das Mães e o Natal.

Imagem meramente ilustrativa | Web

Namoro na Igreja

Para os católicos a data é especial para celebrar o amor e consagrar o relacionamento ao Pai Eterno, pedindo sabedoria para lidar com os desafios. E não são só os solteiros que buscam a intercessão de Santo Antônio, muitos casais também pedem a proteção do santo para viverem o amor sempre de acordo com a vontade de Deus.

Por isso, a TV Pai Eterno preparou uma reportagem especial sobre viver o namoro na santidade. A repórter Dayane Rodrigues entrevistou o missionário redentorista, Pe. Natalino Martins, que explica para os casais a importância de ter Deus como centro do relacionamento. Confira a matéria completa na 1ª edição do Jornal Boa Notícia (JBN), a partir das 10h30.

Curiosidade

Em países da Europa e nos Estados Unidos o Dia dos Namorados é celebrado no dia 14 de fevereiro, que também homenageia dois santos católicos que deram a própria vida pela fé católica e por aqueles que desejam um amor verdadeiro, São Valentim e São Valentim de Terni. Os dois foram padres, viveram mais ou menos na mesma época, Século III. Por isso o “Dia dos Namorados” em várias partes do mundo passou a ser chamado em inglês de “Valentins day” ou, “dia dos Valentins”.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno