Notícias

Consumo de frutas e verduras contribui para a saúde do coração

Confira reportagem especial e cuide-se!

Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável pode influenciar diretamente no nosso bem-estar. Mas você sabia que comer frutas e verduras tem o poder de melhorar o funcionamento do coração? Uma pesquisa norte-americana comprova que o consumo poderia evitar uma em cada sete mortes por doenças cardiovasculares.

“Este estudo é muito importante porque ele só vem comprovar o que nós nutricionista estamos falando sempre. Estamos sempre avisando, alertando, sobre essa importância de comer frutas e verduras. Então, quando surge algum e tão recente como este, nos ajuda muito a conscientizar ainda mais as pessoas”, ressalta a nutricionista Hérica Lira.

De acordo com o cardiologista Rodrigo Paashaus de Andrade, a sociedade precisava de um estudo que mostrasse, de fato, esse fundamento de que morremos pela boca. “Somos o que comemos. Quanto mais civilizada uma cidade, quando mais metrópole ela é, mais o ser humano tem uma vida mais estressada, mais exposta a poluentes, comidas cada vez mais industrializadas, fast food, não tem tempo para comer, se divertir, para nada. Só para trabalhar, se estressas e se envenenar com essa comida. A nossa expectativa de vida aumentou da metade do século para cá. Antigamente a gente vivia 50 anos, 40 anos, a medicina evoluiu, mas também a qualidade da nossa comida piorou bastante”, pontua.

No Brasil, se a população consumisse mais frutas, 17% das mortes por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas. Nutricionista no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia (GO), a Hérica trabalha com muitos pacientes e para ela uma boa alimentação é questão de hábito. “As pessoas simplesmente não gostam, mas quando vamos estudar, averiguar o porquê do não gosto, as pessoas dizem que nunca nem experimentaram. Para que você diga que realmente gosta ou não de determinado alimento, é preciso experimentar no mínimo dez vezes. Aí sim, o seu paladar vai dizer se você gosta ou não daquele alimento”, explica a nutricionista.

Este estudo, realizado nos Estados Unidos, trouxe também um número assustador. Só no ano de 2010 foram 1,8 milhão de mortes no mundo, que poderiam ser evitadas com uma melhor alimentação com frutas. E um milhão de mortes foram atribuídas ao baixo consumo de legumes e verduras. “Graças a Deus nosso Brasil é um país rico em muitas variedades. Então, é de acordo com a região, com a fruta da época, que pode estar com preço mais acessível e uma qualidade melhor. Vamos variar, quanto mais colorido, melhor, quando mais variedade melhor”, pontua Hérica.

Uma alimentação pobre em frutas e verduras pode fazer muito mal para o seu coração. A intenção desta reportagem é trazer boas notícias. Dr. Rodrigo dá uma dica para você ter cada vez mais um coração forte e saudável: “Uma fruta muito boa que o pessoal tem medo é o abacate. As pessoas falam que ele aumenta o colesterol. Realmente aumenta, mas aumenta o colesterol bom. Então, não pode comer em demasia, mas se comermos em equilíbrio conseguimos aumentar um fator de proteção no nosso organismo. Da mesa forma, castanhas e amêndoas também são ricas em fatores protetores”, afirma.

Preserve a sua saúde! Estes alimentos podem ajudar. Frutas e verduras devem sempre ser bem vidas nas nossas refeições.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno