Notícias

Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros se preparam para Romaria 2019

Tudo é planejado para que os romeiros tenham máxima segurança durante os dez dias de Festa

Durante os dez dias da Romaria do Divino Pai Eterno, a movimentação em Trindade (GO) é muito intensa. Por isso, o trabalho de policiamento e segurança é indispensável e também aumenta bastante.

De acordo com o Major Rogério Correia Batista, comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, o trabalho começou há mais de um mês. “Nosso trabalho vem se intensificando desde o planejamento para e verificação de detalhes preventivos para a Festa para termos um resultado positivo no fim dela”, afirma.

O delegado André Fernandes, da Polícia Civil de Trindade (GO), afirma que o efetivo está preparado desde o início do mês.  “Teremos tudo planejado em tudo que se refere ao plantão de 24 horas. Teremos o atendimento na Central de Flagrantes que é localizado no centro da cidade, mais dois pontos de apoio na Basílica e na Igreja Matriz especificamente para o registro de ocorrências e procedimentos policiais mais simples. Tem também a sede regional, que é a nova sede da Polícia Civil aqui, onde estaremos trabalhando de segunda à sexta em horário comercial e aos finais de semana, durante 24 horas”, ressalta.

Serão dez dias de muita oração em Trindade. É necessário que todos os devotos tenham tranquilidade para aproveitar cada momento de fé. Por isso, algumas orientações são importantes: “A pessoa que tiver o seu documento perdido deve imediatamente se dirigir à Polícia Civil, realizar o registro de qual documento foi perdido para que possa evitar futuros desconfortos em consequência da mesma maneira. Hoje, o celular guarda grande parte da vida da pessoa. Então, registrem a ocorrência e já faça o bloqueio do aparelho perdido ou furtado na operadora de celular. Os devotos devem ter o cuidado com seus pertences pessoais, celular sempre no bolso, levar somente um documento de identificação, pouca quantidade em dinheiro, no momento em que estiver em oração no interior da Basílica ou da Matriz, tomem cuidado com os pertences, nos momentos de multidões, tenham muita atenção”, pontua o delegado.

Outra dica importante é em relação a pessoas perdidas: “Quando se tratar de criança ou idoso perdido, a orientação é que os familiares coloquem alguma identificação, ou seja, algum papel com anotações de contatos, número de telefones, para que os policiais consigam identificar e ajudar”, orienta o delegado.

Para garantir da segurança dos fieis, um trabalho especial será feito pela PM. “Termos todo o apoio do serviço especializado de Goiânia e de Trindade, em seus vários seguimentos, cavalaria, serviço aéreo, apoio do Batalhão de Terminal, que trará segurança para os romeiros que vem de ônibus. Teremos suporte com tendas, elevados, plataformas de divisão para verificar toda a situação durante a Romaria”, pontua major Rogério.

Corpo de Bombeiros tem novidade!

Outro apoio essencial é o do Corpo de Bombeiros. “Vamos trabalhar na forma de prevenção. Teremos vários pontos de apoio à população na Rodovia dos Romeiros, no Portal da Fé, na Basílica, Matriz e no Carreiródromo. São duplas de bombeiros com viaturas da instituição”, afirma major Victor Nader.

Com a expectativa de mais de três milhões de pessoas durante os dez dias de Festa, é necessário um número grande de bombeiros para garantir o bem estar de todos os participantes. “Trabalharemos com 400 homens em um período de 24 horas teremos a rotatividade do pessoal nos pontos espalhados pela cidade e na rodovia”.

O major Victor tem 20 anos de profissão e trabalhará pela primeira vez na Romaria. Para ele, uma mistura de sentimentos, por ser um bombeiro católico. “É um misto de ansiedade boa para poder trabalhar muito. Estar junto com os romeiros, trabalhar e participar da Festa. É um misto de felicidade. Eu estou muito feliz por isso”, declara.

O trabalho do Corpo de Bombeiros começou a ser planejado no início do mês de março. E visando entregar um trabalho de qualidade para toda a população e também para todos os devotos, que neste ano contam com uma novidade: “A novidade é que e vamos ter as motos resgate que agilizará o atendimento à população. A viatura, por ser grande e a cidade estando cheia, a moto tem maior facilidade em transitar. Então, será um diferencial bem grande para o corpo de bombeiro trabalhar com mais rapidez”, comenta Victor.

Com as bênçãos do Divino Pai Eterno, vamos torcer e rezar para que seja mais uma Romaria com o mínimo de problemas, mas se eles acontecerem os bombeiros e a polícia estarão prontos para atender! Em qualquer situação de emergência ligue: 190 para Polícia Civil e Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno