Igreja no Brasil

7º Encontro Nacional de Leigos do Brasil acontece na Arquidiocese de Cuiabá (MT)

Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza encontro até 24 de junho.

Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizara de 20 a 24 de junho, na arquidiocese de Cuiabá (MT), o 7º Encontro Nacional do Laicato do Brasil. O encontro tem como tema: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olhar e um novo agir” e como inspiração bíblica: “Eu vi, ouvi e desci”, Ex. 3, 7-8.

Segundo Marilza Schuina, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), os encontros nacionais têm o objetivo de contribuir para a articulação do laicato do Brasil, estabelecer diretrizes gerais e definir as linhas de ação do organismo.  “A nossa expectativa é que de fato possamos incentivar, articular e organizar o laicato nos regionais do CNLB e nas dioceses”, disse.

O encontro reunirá aproximadamente 400 delegados e representantes dos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como também das organizações filiadas. Estão confirmados, como assessores, o doutor em educação (USP), Luiz Augusto Passos e o teólogo e membro da Repam, Roberto Malvezzi (Gogó). O Encontro contará com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, do Bispo referencial do Regional Oeste II, dom Derek Jhon , entre outros.

Dentro da programação do 7º Encontro, acontece também, dia 21, a 38ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CNLB, com caráter eletiva. A atual presidente é Marilza Schuina Lopes, pelo segundo mandato.

Para uma reflexão mais aprofundada no contexto da realidade atual do Brasil serão organizadas dez oficinas sub-temáticas para reflexões sobre: Direitos humanos, Casa comum/direito à terra, Igualdade de Gênero, Política/Políticas Públicas, Direito à cidade, Mundo do Trabalho, Juventude, Migrações e refugiados, Educação e cultura e Desafios da vocação laical na Igreja.

No contexto do 7º Encontro, o bispo de Tocantinópolis (TO), que assumiu recentemente como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Giovane Pereira de Melo, falou sobre o que é necessário para que a Igreja no Brasil avance mais na valorização de leigos e leigas.  Segundo ele, desde o decreto Apostolicam Actuositatem do Concilio Vaticano II, sobre a importância e atualidade do apostolado dos leigos, a Igreja vem valorizando os cristãos leigos e leigas no mundo e especialmente no Brasil.

Dom Geovane ressalta que há ainda um longo caminho a ser percorrido. “Sonhamos com uma Igreja que avance na compreensão de que em Cristo não há desigualdade na dignidade dos batizados”, disse. Segundo ele, a Igreja vem refletindo com frequência a identidade, vocação, missão, formação e organização do laicato, mas sente que precisa avançar mais ainda para que valorize mais a participação dos leigos e leigas.

“Que os cristãos leigos e leigas sejam tratados como verdadeiros sujeitos eclesiais atuantes no mundo e nos espaços eclesiais; que se invista na formação do laicato tanto para o intra eclesial como para serem sujeitos de transformação social e que reconheçamos, valorizemos e apoiemos  a organização dos cristãos leigos e leigas em conselhos diocesanos, regionais e nacional”, defendeu.

Para ele, o 7º Encontro Nacional do Laicato no Brasil será uma oportunidade rica para ouvir experiencias, opiniões e sugestões, fortalecer e ampliar o diálogo e o trabalho junto as diferentes formas de expressão do laicato. Dom Giovane observa que vários aspectos destacados nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 serão aprofundados no encontro. “Os cristãos leigos e leigas através das suas organizações como pastorais, movimentos, serviços e o CNLB são acolhedores fiéis das diretrizes”, disse.

Histórico – O 1º Encontro Nacional de Leigos aconteceu em 1987 por ocasião da preparação do Sínodo dos Bispos realizado no mesmo ano, no Vaticano, para aprofundar a temática dos leigos e leigas na Igreja.

O CNLB é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas, “que busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade”.

Programação do 7º Encontro: 

20/06- Quinta-feira:
14h – Missa de abertura
15h-  Mesa de abertura
16h – Lanche
16h30 – Memória dos encontros anteriores
Conferência de abertura: “Em tempos de Francisco, os graves problemas do mundo e da Igreja” – Luiz Augusto Passos.
18h45 – Pausa
19h- Jantar
20h- Oração da noite
20h30- Translado para o hotel

21/06 – Sexta-feira:

6h – Café da manhã
7h15- Translado
8h- Oração da manhã –
8h30 – Coordenação e orientação do dia
8h45 – “Eu vi e ouvi o clamor deste povo”, com Roberto Malvezzi
10h – Cafezinho
10h30 – Grupos
14h – Mini-plenária
16h- Lanche
16h30 – Plenária
18h – Oração da tarde
19h- Janta
20h – Assembleia Geral Ordinária
20h – Translado

22/06- Sábado:

6h – Café da manhã
7h15 – Translado
8h- Oração
8h30 – Coordenação e orientação do dia
8h45 – “E desci para libertar” (Roberto Malvezzi)
10h – Cafezinho
10h30 – Rodas de Conversa: Direitos humanos, Casa Comum/direito à terra, Igualdade de Gênero, Política/Políticas Públicas, Direito à cidade, Mundo do Trabalho, Juventude, Migrações e refugiados, Educação e cultura, Desafios da vocação laical na Igreja
14h- Plenária Geral
15h30 – Olhando para o CNLB – o agir do Organismo
16h – Cafezinho
16h30 – Mini plenária: do que vimos e ouvimos, quais as prioridades para o CNLB 2019-2022?
18h- Oração
19h – Janta
20h – Noite cultural
22h30 – Translado

23/06- Domingo:

6h – Café da manhã
7h15 – Translado
8h – Oração
8h30 – Plenária Final (mensagem,  prioridades, encaminhamentos e agradecimentos)
10h30 – Cafezinho
11h- Missa de encerramento
12h30 – Almoço

Para cobertura informativa do encontro serão atualizados simultaneamente e regularmente os seguintes canais de comunicação social do CNLB:
• Facebook: https://www.facebook.com/conselhodeleigos/notifications/
• Site: http://www.cnlb.org.br/

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS











Newsletter