Notícias

Carreiros de Inhumas se preparam para mais uma Romaria

A comitiva pretende chegar à Capital da Fé no dia 1º de julho, após percorrer 45 quilômetros até a Capital da Fé de Goiás.

Os carreiros de Inhumas (GO) se preparam para mais uma Romaria do Divino Pai Eterno. Walace Rodrigues de Carvalho, que herdou a devoção de sua avó, Tereza Ribeiros de Carvalho, capricha nos detalhes de um dos carros de boi que vai levá-lo até a Capital de Fé de Goiás, Trindade (GO). Ele sempre fica à frente de toda a preparação dos carros que integram a comitiva formada por cerca de 20 pessoas, entre familiares e amigos, além dos 36 animais.

“Além de fazer o meu, tenho que fazer o de muitos amigos. Então é o ano inteiro trabalhando. Cada Festa de Trindade, eles chegam aqui e eu ajudo, pois somos companheiros. Então, é o ano inteiro por conta. Assim que acaba a Festa de Trindade de um ano, já começamos a arrumar para a próxima”, afirma o carreiro Walace Rodrigues de Carvalho.

O amor neste trabalho de preparação passou de geração para geração. Wilian José de Carvalho, o filho mais novo de Dona Terezinha, e tio de Walace, acompanham tudo e também fazem parte da comitiva do sobrinho. Juntos eles guardam as boas recordações de como essa tradição começou na família. Sebastião, avô de Walace, é a grande inspiração de todos. “Foram 22 anos de Romaria, comigo à frente foi até 2015, depois já passou para o meu sobrinho, e agora, ele está tomando conta de tudo. O Divino Pai Eterno está abençoando. Estamos esperando com grande expectativa mais uma Romaria chegar”, afirma Wilian.

Com as diversas fotos da primeira Romaria que participou com o esposo na década de 60, dona Terezinha se lembra da linda história de amor. A fé da família seguiu a tradição desde então, uma trajetória de sacrifícios para fazer o percurso de cerca de 45 km que ligam a cidade de Inhumas a Trindade. Segundo ela, a explicação para encararem o desafio todos os anos é simples: É amor de Deus. É fé! Fomos passando isso para os filhos e eles seguiram”.

Walace acompanhou o avô desde muito pequeno, e não tem lembrança da vida sem a Romaria. Ele conta que aprendeu tudo o que sabe e está à frente da comitiva há cinco anos: “A cada ano parece que o coração bate mais forte. Vai chegando o dia e aumenta mais ainda a ansiedade. A gente nem dorme só esperando o dia de sair com os bois”.

Toda a preparação é para que tudo esteja perfeito até o dia 30 de junho, data em que a comitiva do Walace sai em romaria até Trindade. Até lá, é só expectativa e fé. “Lembrar de quando meu avô ia. A gente trabalha o ano inteiro pensando em ir e quando chegamos no Portal da Fé, vemos a igreja, só temos motivos para agradecer por completar mais uma jornada. É um sentimento de gratidão e de fé renovada a cada ano”, ressalta o carreiro. A avó completa: “Sempre temos a graça recebida. A vida inteira fomos devotos e pedimos tudo ao Pai quando estamos no sufoco. Vamos para agradecer!”.

A comitiva pretende chegar à Capital da Fé no dia 1º de julho, no início da tarde. Que esses carreiros enfrentem dias de desafio, mas também de muita fé e emoção rumo à terra do Pai Eterno, e que Ele abençoe mais uma Romaria e todos os devotos que se preparam para mais uma Festa de Trindade.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno