Devoção

“Fazei-a conhecida no mundo inteiro!”

Hoje é dia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Mãe que leva o auxílio aos mais necessitados há muitos séculos.

O dia 27 de junho é muito especial pata os católicos, pois é celebrado o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a grande intercessora dos filhos e filhas do Divino Pai Eterno. De acordo com o Missionário Redentorista, Ir. Diego Joaquim, esta devoção está muito ligada ao ícone que a representa: o quadro com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em traços da arte bizantina, segurando Jesus nos braços enquanto lhe eram apresentados os sinais da sua paixão. Com um semblante sério e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. “A pintura original é datada no século XIII e foi pintada na ilha grega de Creta. Ela nos anuncia o sagrado sacrifício de Jesus e a busca de um refúgio na Sua Mãe”, destaca.

A história das graças recebidas por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é muito antiga. Segundo a tradição, o quadro foi levado da Ilha de Creta para a igreja dedicada a São Mateus, em Roma. Lá, a devoção já se tornou conhecida, pois muitas pessoas davam testemunhos de graças recebidas pela chamada “Mãe do Perpétuo Socorro”. “Estudos demonstram que esta devoção durou 300 anos, porém, após a invasão de Napoleão a Roma, a igreja de São Mateus foi destruída e o quadro foi colocado, então, em um oratório dos padres agostinianos, que cuidavam da devoção naquele período”, afirma Ir. Diego.

Muito tempo se passou até que um menino que frequentava a igreja ouviu dos religiosos a história sobre esta devoção e mais tarde esta mesma criança se tornou padre da Congregação dos Missionários Redentoristas. Mais tarde, por coincidência, os missionários compraram o terreno onde a capela estava. “Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa com a seguinte missão: Torne-a conhecida no mundo inteiro! E o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocado na Igreja de Santo Afonso, em Roma”, conta o religioso.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Goiás

Quando os missionários redentoristas chegaram em Goiás para cuidar da devoção ao Divino Pai Eterno, trouxeram esta bonita devoção para o estado. Ainda no ano de 1894, os padres vieram com uma cópia do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que ficou muito tempo na igreja Matriz de Campinas, na época a capital de Goiás. “Nossa Senhora ganhou muitos devotos e até hoje a paróquia realiza na terça-feira um dia inteiro com novenas de hora em hora pedindo a intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro”, comenta Ir. Diego.

Atualmente, o quadro que foi trazido para Goiás está na capela do Seminário Pe. Pelágio, em Trindade (GO), e a devoção continua firme e cheia de testemunhos. O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira, cumpre a sua missão como Missionário Redentorista e, para onde leva o Pai, também leva a Mãe de Jesus, para ser auxiliar aqueles que precisam de socorro imediato. “Falar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para nós, missionários redentoristas, é cumprir nossa grande missão que é o anúncio da copiosa redenção!”, afirma Ir. Diego Joaquim.

Você pode acompanhar as Novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na TV Pai Eterno diariamente, nos seguintes horários: 12h30 e 00h30. Caso na sua cidade ainda não tenha chegado o sinal da nossa TV, assista aqui pelo portal Pai Eterno, ou pelo App Pai Eterno, para Android ou IOS.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store