Notícias

Pontos de peregrinação atraem romeiros em Trindade

Ao redor da Basílica, os locais chamam a atenção de quem está na Capital da Fé para mais uma Romaria

Trindade (GO) é um dos destinos religiosos mais procurados pelos turistas brasileiros e, nos últimos anos, até mesmo pessoas de outros países visitam o município. Ao longo do ano, a cidade recebe cerca de seis milhões de visitantes. Durante a Tradicional Festa em louvor ao Divino Pai Eterno, os peregrinos que passam pela Capital da Fé de Goiás aproveitam para conhecer mais sobre a religiosidade do local.

Santuário Basílica

Um dos pontos de peregrinação mais visitados é, sem dúvida, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A igreja é a única Basílica, no mundo, dedicada a essa devoção e, nela, existem vários ambientes para contemplação e oração. Na parte interna, os devotos podem visitar a Capela do Santíssimo Sacramento, onde fica exposto o Corpo de Jesus, na Hóstia Consagrada. Ao lado da Capela, está a entrada que direciona até a Fita do Beijamento, onde, geralmente, os romeiros finalizam a sua peregrinação, aos pés da Imagem do Divino Pai Eterno. “Para mim, é a parte mais emocionante de todas. Chegar aqui aos pés da Imagem e beijar a fita é um sentimento de missão cumprida após a caminhada”, afirma a romeira Maria Margarida dos Santos.

Sala dos Milagres

No subsolo da Basílica, fica a Sala dos Milagres e é famosa por abrigar os ex-votos dos fiéis. O ambiente é composto por várias fotos e objetos deixados pelos romeiros em forma de agradecimento pelas graças recebidas do Divino Pai Eterno. “Eu sinto a presença do Pai Eterno aqui dentro. Sempre que venho a Trindade gosto de vir aqui ler as histórias de graças recebidas. Hoje, aproveitei para conhecer a maquete no Novo Santuário, que está exposta aqui e eu nunca tinha visto”, comentou José Pereira Filho, devoto de Paraúna (GO).  

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Do lado de fora, na Praça do Santuário Basílica, está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com uma pequena cascata que se tornou muito procurada pelos devotos para registrar a sua visita à Trindade. Ao lado da gruta, está a Sala das Velas, onde os visitantes acendem velas pelas suas intenções. Outro local muito visitado é a Gruta da Intercessão, onde os romeiros, tradicionalmente, amarram suas fitinhas e também acendem velas para fazer pedidos e orações.

Réplica de Carro de Boi

A Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) fez uma homenagem aos carreiros já falecidos. Uma lembrança para todos que já passaram por Trindade e ajudaram a manter viva a tradição da Romaria dos Carros de Boi.

Igreja Matriz do Divino Pai Eterno

A centenária Igreja Matriz, primeiro Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno, também é um dos pontos mais visitados de Trindade. O local histórico foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2013, como patrimônio estadual e nacional.

Via-Sacra

Acima do Santuário Basílica, na Av. Constantino Xavier, existem esculturas, em tamanho real, que retratam a saga de Jesus Cristo em Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Elas são divididas em 14 estações que terminam na Igreja do Santíssimo Redentor.

Igreja do Santíssimo Redentor

Mais conhecida como Igreja do Pe. Pelágio, a Igreja do Santíssimo Redentor também se tornou um dos pontos de peregrinação em Trindade. Nela, estão os restos mortais do Missionário Redentorista Pe. Pelágio Sauter. Este ano, a programação da Romaria inclui duas missas realizadas no local, além dos batizados. Isso porque a Província Redentorista de Goiás está vivenciando o Ano Devocional ao Pe. Pelágio e todos estão em oração pelo processo de beatificação do religioso, que tramita no Vaticano.

Vila São Cottolengo

Outro ponto importante de visitação em Trindade é a Vila São José Bento Cottolengo, o Santuário do Irmão. O hospital filantrópico, fundado em 1951, presta assistência a mais de 300 pacientes com deficiências múltiplas, em período integral. Nesta Romaria, aproveite para conhecer e visitar os irmãos que vivem por lá.

Carmelo de Trindade

O Carmelo da Santíssima Trindade também faz parte do roteiro de visitas. No local, as Irmãs Carmelitas vivem em clausura para reflexão e oração por todos os filhos e filhas do Pai Eterno.

Novo Santuário/Capela do Cruzeiro

As obras do Novo Santuário estão a todo vapor e atraem muitos devotos que desejam acompanhar o andamento e rezar pela construção. No local, está a Capela do Cruzeiro, localizada no mirante, onde muitos fiéis fazem seus registros e deixam suas orações.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno