Evangelização

Estande oferece orientação vocacional no Espaço do Romeiro

Religiosos e religiosas estão à disposição para ajudar quem precisa de discernimento para reconhecer sua vocação

Durante os dez dias da Romaria do Divino Pai Eterno, o Espaço do Romeiro conta com o estande de orientação vocacional. No local, religiosos atendem os romeiros e explicam detalhes sobre o chamado de Deus para seguir na vocação dentro da Igreja.

“Em meio a uma sociedade que pouco compreende a cerca da vida religiosa, nós, religiosos estamos aqui e conferimos aos religiosos e também a todas as outras congregações que quiserem vir participar conosco para demonstrar em panfletos, em presença ou de um modo sintético sobre a sua congregação e sua espiritualidade mostrando a vida religiosa às pessoas que desconhecem, especialmente aos jovens convidando-os a serem missionários religiosos e religiosas”, explica o Missionário Redentorista, Ir. Kevin Freitas.

No espaço há um vasto material informático, que possibilita que o romeiro conheça os vários carismas da Igreja Católica. “Quem está passando pelo estande encontrará vários panfletos sobre várias congregações, carismas, que vão estar aqui. Estamos aqui no decorrer dos dias para orientar os jovens. Estamos aqui para ajudar no discernimento, ajudar a reconhecer o caminho que Deus quer para você”, afirma a Irmã Marisa de Paula Neves, da Copiosa Redenção.

O foco do espaço é divulgar informações sobre a nossa vocação, seja na vida consagrada, se tornando padre ou freira; ou então, na vida matrimonial. O importante é despertar a vocação de cada romeiro que procura o estande.  “Claro que  todas as vocação são um chamado de Deus, no qual estamos aqui apresentando a vocação religiosa e a sacerdotal, mas o matrimônio, a vida religiosa, vocação laical, que também são vocações, e todos são chamados a participarem de alguma comunidade. Sobre o matrimonio, por exemplo, temos o Encontro de Casais com Cristo. Temos também a vocação religiosa em casa, não é necessário uma pessoa entrar para uma congregação para ser uma pessoa religiosa e contribuinte de sua comunidade, de sua paróquia. Então, todas as vocações são um chamado de Deus, seja ela religiosa, sacerdotal, laical ou matrimonial”, ressalta Ir. Kevin.

A Irmã Marisa conta que sentiu o chamado por meio dos exemplos de religiosas e sabe da importância de ajudar outras mulheres a encontrar o caminho dentro da Igreja:  “O meu recado para as mulheres que precisam de uma orientação vocacional são as mulheres que ainda não sabem qual é vocação, não fizerem discernimento, estão convidadas a visitar o estande e conhecer as irmãs, conversar conosco, saber sobre a nossa vocação e o nosso trabalho. Nós estamos aqui para orientar, conduzir. Não tenha medo, Deus pede tudo, mas nos dá aquilo que nós precisamos para caminharmos, seja na vida religiosa, seja no matrimônio. Tenha coragem e caminhem conosco!”.

Como forma de agradar quem passa pelo estande, os interessados recebem um kit especial  preparado pelos religiosos. “Nós entregamos um kit vocacional com uma ficha vocacional para o candidato que quer ser um missionário redentorista entrar em contato conosco e também rezar pelas suas vocações. É em formato de um pequeno oratório que explica o nosso carisma. Temos em especial a figura do Pe. Pelágio Sauter, como exemplo de Missionário Redentorista que levou a Palavra de Deus por onde passou, aos pobres e abandonados”, conclui Ir. Kevin.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno