Notícias

Saúde em primeiro lugar!

No Dia do Homem, o Portal Pai Eterno alerta para a mudança de consciência do público masculino na hora de cuidar da saúde

No dia 15 de julho é comemorado o Dia do Homem, e para homenageá-los, o Portal Pai Eterno preparou uma matéria para estimular a procura por uma boa saúde e prevenção, muito antes de ficarem doentes. Segundo o urologista Dr. Márcio Rodrigues, na maioria das vezes os homens procuram ajuda médica porque as esposas ou os filhos marcaram a consulta. “É uma consciência e uma cultura que é importante mudar. Os homens precisam compreender que ir ao médico anualmente, fazer exames preventivos, garante e pode salvar a vida”, destaca.

A partir dos 40 anos é recomendado que os homens façam o exame preventivo do câncer de próstata, assim como as mulheres devem fazer em relação ao câncer de mama. “Além do chamado exame de toque retal, é importante fazer o hemograma, o PSA, ambos exames de sangue, também o exame de colesterol, de pressão, glicemia, de urina e o de ácido úrico”, afirma.

O Ministério da Saúde desenvolveu um programa para incentivar os homens a buscarem o acompanhamento médico. A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos e é focada em homens entre 20 e 59 anos. A política é desenvolvida sob cinco eixos temáticos:

Acesso e Acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, através de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados.

Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: busca sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral para reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, os envolvendo nas ações voltadas a esse fim e implementando estratégias para aproximá-los desta temática.

Paternidade e Cuidado: objetiva sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral sobre os benefícios do envolvimento ativo dos homens em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus(uas) filhos(as), destacando como esta participação pode trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas(eus) parceiras(os).

Doenças prevalentes na população masculina: busca fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.

Prevenção de Violências e Acidentes: visa propor e/ou desenvolver ações que chamem atenção para a grave e contundente relação entre a população masculina e as violências (em especial a violência urbana) e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

Para incentivar os homens a cuidarem da saúde e desfazer preconceitos, o lema da política de promoção e prevenção a saúde masculina é: Cuidar da saúde também é coisa de homem! Por isso, homem, neste dia que celebra a sua vida, lembre-se de zelar por seu bem-estar e saúde para que sua família e amigos possam usufruir mais da sua presença.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno