Notícias

Você sabe qual é a ligação entre escapulário e Nossa Senhora do Carmo?

Saiba qual foi a promessa de Nossa Senhora ao entregar o escapulário nas mãos de um religioso

Neste dia 16 é celebrado o dia de Nossa Senhora do Carmo e a história dela está intimamente ligada ao uso de objeto de devoção que católicos do mundo todo utilizam: o escapulário. Tudo começou no ano de 1200, quando um grupo de homens se reuniu no Monte Carmelo com um único propósito em mente: seguir Jesus Cristo. Eles decidiram construir uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora e permaneceram fiéis no propósito de servir a Jesus e logo, por conta do nome da região, ficaram conhecidos como “Ordem dos Carmelitas”.

A região onde o grupo se reuniu é considerado um local sagrado por conta das ações do profeta Elias, que teve como prova de Deus sua manifestação o defendendo e mostrando que era o Único. Algum tempo depois, a Ordem foi para a Europa onde enfrentaram tempos muito difíceis e o convento corria o risco de fechar. Mas foi ali que São Simão Stock consagraria a história e a origem do escapulário.

No ano de 1251, São Simão estava orando e pediu um sinal de proteção a Nossa Senhora contra os seus  inimigos. Nossa Senhora não só o respondeu, como entregou a ele um escapulário com a promessa de proteção para todos aqueles que o usassem. Ela disse: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá à perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Aprendizado

Ao conhecer a origem do escapulário e compreender que ele foi presente de Nossa Senhora, – que após esta aparição recebeu o nome de Nossa Senhora do Carmo, – devemos enxergar este objeto como uma graça e usá-lo com sabedoria, e não apenas como acessório. Ele é um símbolo de proteção e resignação da nossa fé perante Nossa Senhora e Jesus Cristo.

A tradição também conta que o escapulário deve ser dado à pessoa por um sacerdote em uma cerimônia especial, ou ainda que você deve ser presenteado com um e não apenas adquiri-lo. Por isso, presentear alguém com um escapulário é sempre uma boa forma de demonstrar o quanto você se importa com a pessoa.

Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, peça a proteção dela em sua vida, livrando cada um de todo o tipo de mal!

“Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário. Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.  Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.  Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes. Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-La por toda a eternidade. Amém!”

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno