A iniciativa da Anatel “Não me Perturbe” permite que usuários cadastrem seu número para não receber ligações indesejadas
Na última terça-feira, 16, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou o programa “Não me Perturbe”, em que as pessoas podem cadastrar seu número para bloquear o recebimento de ligações que ofereçam produtos e serviços do setor, como telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura. As quatro maiores companhias telefônicas participam do projeto: Claro/NET, Oi, TIM e Vivo. No setor de telefonia Algar, Nextel e Sercomtel também aderiram à medida, assim como a prestadora de TV paga Sky.
Já no primeiro dia o serviço recebeu 620 mil pedidos de bloqueio, contando do período entre meia-noite até às 17h, e o serviço ficou instável para os que desejavam se cadastrar. A Anatel informou que já foram tomadas providências técnicas para resolver o problema.
Como funciona?
Se você também deseja cadastrar seu número na lista do “Não me perturbe”, basta acessar o site naomepertube.com.br, clicar em cadastro e depois em solicitar bloqueio. Você vai precisar realizar um cadastro gratuito, então clique em “criar um login” e coloque seus dados pessoais. Após preencher o campos com as suas informações, você deve criar uma senha de acesso e concordar com o termos de uso. Depois é só clicar em criar login.
Em seguida, você clica em continuar para receber no seu e-mail um link de confirmação de cadastro, depois é só digitar a senha que você criou e o seu endereço de e-mai para acessar a página. Lá você pode selecionar as empresas que serão proibidas de entrar em contato e depois é só digitar seu número de telefone com DDD (fixo ou celular).
Após o cadastro, um comprovante da solicitação vai ser exibido na tela, você pode tirar um print para salvá-lo ou mandar imprimir. A partir da solicitação as empresas têm até 30 dias para cancelar as chamadas para esses números.