Notícias

As férias acabaram? Saiba como voltar à rotina!

Psicóloga, Thelma Guedes, dá dicas para as famílias se readaptarem depois do período de descanso

Com o fim das férias escolares do mês de julho é hora de a criançada voltar à rotina de aulas. Mas se readaptar à agenda de compromissos não é tão fácil quanto parece. “Os pais ou responsáveis podem agir de diversas maneiras para que esta transição seja tranquila. Quanto mais nova a criança mais elaborada vai ter que ser a adaptação, no sentido de mostrar que as férias estão acabando e que as atividades escolares vão recomeçar. Para que o pequeno entenda isto claramente, os pais devem utilizar a linguagem da própria criança, em um estilo mais lúdico”, explicou a psicóloga Thelma Guedes.

O período de descanso é fundamental para todos. Para as crianças, tem uma importância ainda maior. É que a liberdade de horário faz muito bem a elas. “Eu costumo dizer que as férias são importantes para a saúde mental, pois o cérebro entende esse período sem compromisso como uma fase para fazer coisas que dão prazer”, pontuou a profissional.

Juliana Nunes, por exemplo, é mãe do pequeno Lucas, de 9 meses, da Beatriz, de 4 anos, e madrinha do Henry, de 11 anos. As aulas das crianças vão recomeçar nos próximos dias e a rotina já está sendo alterada. “Nesse momento que a gente está voltando às aulas, eu costumo reorganizar a rotina deles. Coloco-os para dormirem mais cedo, começo a conversar e explicar que eles vão voltar para a escola, para trabalhar na cabecinha deles que agora tudo vai começar de novo”, afirmou.

As tardes de brincadeiras no parquinho, diversão e tempo para conviver em família vão diminuir nos próximos dias. Mas na casa da Juliana as crianças já estão sentindo falta da escola e isso pode ser um aliado na volta às atividades. “A minha filha já pergunta quando as aulas começam, fala muito das coleguinhas e está ansiosa para começar de novo e ter esse momento com as amigas”, destacou Juliana.

O Henry também não vê a hora de voltar para a escola e poder estudar mais. “As minhas férias foram muito divertidas, porque eu viajei, curti, joguei e fiz um monte de coisas. Agora que as aulas estão voltando eu preciso pegar firme porque quero passar de ano, aprender mais”, contou.

A psicóloga Thelma fez questão de passar uma dica valiosa para os pais  lidarem com este momento de transição. “Gosto de oferecer aos pais e também utilizo em casa a elaboração do calendário bem no início das férias e pode ser aproveitado para qualquer ocasião. Vou pintando com a criança à medida que os dias vão passando, assim os pequenos não vão ter nenhuma surpresa”, ensinou.

Henry está no sexto ano e a rotina não é fácil. “A rotina dele é bem intensa, então o momento de férias é muito importante para ele descansar, começar de novo e seguir firme nos estudos até o fim do ano”, destacou a madrinha, Juliana. O pequeno conta que a escola também deixa saudade. “O que eu mais sinto falta na escola é dos professores, dos amigos e colegas, porque eles me ensinam e fazem parte da minha vida”, afirmou.

Então é hora de organizar a mochila, colocar o uniforme, não esquecer do lanche e voltar para a tão querida escola. Lá na frente, no futuro, eles vão colher bons resultados por toda esta dedicação.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno