Igreja no Mundo

Católico pode ser cremado?

Pe. Marcelino da Costa explica qual a orientação da Igreja Católica sobre o assunto

A morte é uma certeza para todos, porém é um momento de muita dor e tristeza se despedir de alguém querido. Porém, os que creem no Pai Eterno sabem que a morte é uma passagem para a vida eterna, por isso o ritual que envolve a morte de alguém deve ser levado com muito respeito. De acordo com o Missionário Redentorista Pe. Marcelino da Costa, a Igreja Católica recomenda que não se deve cremar os corpos e, sim, sepultá-los.

O padre usa como base o catecismo da Igreja que indica: “A Igreja permite a cremação, a não ser que esta ponha em causa a fé na ressurreição dos corpos” (n. 2301). Ou seja, em casos em que a pessoa falecida teve uma doença grave e, por motivos de segurança da saúde, precisa da cremação, ou quando o corpo está muito machucado ou, ainda, em casos em que a pessoa faleceu em outro país e o corpo vai demorar a ser transportado, a Igreja permite a cremação.

Agora, o que é expressamente proibido, segundo o Código de Direito Canônico é usar a cremação para negar o poder da ressurreição de Cristo ou negar a sua fé (Cânon 1176, § 3). A igreja recomenda insistentemente que se conserve o costume de sepultar os corpos dos defuntos, mas não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido escolhida por motivos contrários à doutrina cristã.

“Não se trata, pois, de algo intrinsecamente mau ou contrário em si à religião cristã; foi o que a Igreja sempre pensou, pois de fato, em certas circunstâncias – estando seguro que a cremação dos corpos é feita com a intenção honesta e por motivos sérios, especialmente de ordem pública – ela não se opôs, como não se opõe, à incineração”, afirmou o Papa Paulo VI, em 1963, na Instrução do Santo Ofício “Piam et constantem”. O documento contém orientações importantes sobre o sepultamento, inclusive reforçando a importância de ver a pessoa que morreu e fazer as orações necessárias, principalmente para garantir o consolo daqueles que ficaram.

Por fim, a Igreja Católica persiste no costume de enterrar os mortos, porém a cremação não é proibida, desde que isso não seja sinal de negar Jesus Cristo.

Você tem alguma dúvida sobre a Igreja Católica? Envie para nosso e-mail ([email protected]), que teremos o prazer de esclarecer!

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
12 Cometários
  • Claudia do Socorro Silva Rodrigues
    2/8/2019 - 18:48:53

    Eu gostaria de ser cremada, mas creioem Jesus Cristo como meu único salvador. Só tenho aversão a ser enterrada, pra mim é o pior momento é ser coberto ppr um monte de terra, ficar naquela escuridão.

  • Maria Aparecida Cestari Chumilas
    2/8/2019 - 19:01:11

    Sou a favor o sepultamento…

  • Astrogilda de Figueiredo
    2/8/2019 - 21:44:56

    Agradeço as explicações sobre como a Igreja Católica vê a clemação. Esta orientação do Pe. Marelino da Costa foi muito boa e esclareceu minha dúvida e creio que seja a dúvida de muitas pessoas. Obrigada!

  • José Luiz
    2/8/2019 - 22:27:59

    Ótimo esclarecimento, muito boa matéria, Parabéns. É permitido, desde que não seja para negar Jesus Cristo. É importante conhecer, até pela dificuldade em conseguir cemitérios atualmente, custos, burocracia envolvida, etc.

  • Romilda soares
    3/8/2019 - 00:10:04

    Tenho 75 anos. Sou viúva, já avisei a familia, que quero ser cremada!

  • Maria Leandro Madeira
    3/8/2019 - 03:46:48

    Concordo plenamente com o que a igreja nos fala,, sepultar e não cremar… caso contrário iria se perder o costume de todos os anos, lembrar até mesmo a data em que faleceu um ente querido.. respeitar as leis o que pede a Santa igreja católica, é o que deve fazer um bom cristão.

  • Luciene
    3/8/2019 - 09:50:21

    Fiz um plano de cremação, tenho fé convicta na ressurreição dos mortos, mas gostaria de ser cremada. Sou católica praticante. Não gosto de ver os corpos sendo enterrados.

  • Helena Dias
    3/8/2019 - 11:01:40

    Qdo Jesus voltar os mortos levantarão ..transformados …ali já ñ tem corpo (carnal) só espirito ..como Jesus foi visto dpois q ressucitou….?entendi errado? Se ñ então tanto faz cremar ou entrrar ..pois o corpo será destruido mesmo….bjos..

  • Rubem Ariosto
    4/8/2019 - 09:40:18

    Sua benção tire uma duvida porque uma pessoa divorciada é condenada pela igreja, porque tem casos só a pessoa sabe o que se passou com o casal. No meu casos ouve determinada circunstancias para que mim divorciado, e hoje eu sou deste condenado pela igreja más minha fé continua em meu senhor Deus todo poderoso e na minha mãe Maria Santis ima gostaria de receber a eucaristia.

  • Sebastião Alexandre Tavela
    4/8/2019 - 11:37:12

    Cremação de católicos.Obrigado pelo esclarecimento.Eu amo Jesus.

  • NEI BRANDÃO LIMA
    4/8/2019 - 11:40:28

    Gostei do relato do padre Marcelino,feliz dia do padre,que é hoje.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS











    Newsletter