Igreja no Mundo

Católico pode ser cremado?

Pe. Marcelino da Costa explica qual a orientação da Igreja Católica sobre o assunto

A morte é uma certeza para todos, porém é um momento de muita dor e tristeza se despedir de alguém querido. Porém, os que creem no Pai Eterno sabem que a morte é uma passagem para a vida eterna, por isso o ritual que envolve a morte de alguém deve ser levado com muito respeito. De acordo com o Missionário Redentorista Pe. Marcelino da Costa, a Igreja Católica recomenda que não se deve cremar os corpos e, sim, sepultá-los.

O padre usa como base o catecismo da Igreja que indica: “A Igreja permite a cremação, a não ser que esta ponha em causa a fé na ressurreição dos corpos” (n. 2301). Ou seja, em casos em que a pessoa falecida teve uma doença grave e, por motivos de segurança da saúde, precisa da cremação, ou quando o corpo está muito machucado ou, ainda, em casos em que a pessoa faleceu em outro país e o corpo vai demorar a ser transportado, a Igreja permite a cremação.

Agora, o que é expressamente proibido, segundo o Código de Direito Canônico é usar a cremação para negar o poder da ressurreição de Cristo ou negar a sua fé (Cânon 1176, § 3). A igreja recomenda insistentemente que se conserve o costume de sepultar os corpos dos defuntos, mas não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido escolhida por motivos contrários à doutrina cristã.

“Não se trata, pois, de algo intrinsecamente mau ou contrário em si à religião cristã; foi o que a Igreja sempre pensou, pois de fato, em certas circunstâncias – estando seguro que a cremação dos corpos é feita com a intenção honesta e por motivos sérios, especialmente de ordem pública – ela não se opôs, como não se opõe, à incineração”, afirmou o Papa Paulo VI, em 1963, na Instrução do Santo Ofício “Piam et constantem”. O documento contém orientações importantes sobre o sepultamento, inclusive reforçando a importância de ver a pessoa que morreu e fazer as orações necessárias, principalmente para garantir o consolo daqueles que ficaram.

Por fim, a Igreja Católica persiste no costume de enterrar os mortos, porém a cremação não é proibida, desde que isso não seja sinal de negar Jesus Cristo.

Você tem alguma dúvida sobre a Igreja Católica? Envie para nosso e-mail ([email protected]), que teremos o prazer de esclarecer!

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno