Igreja no Mundo

Igreja celebra a “Transfiguração do Senhor”

Esta Festa convida todos a olhar para Jesus, contemplar sua santidade e renovar a fé de que para Ele tudo é possível

Nesta terça-feira, 6, a Igreja Católica celebra a “Transfiguração do Senhor”, ou seja, é dia de relembrar a passagem do Evangelho em que Jesus levou Pedro, Tiago e João para rezar no monte Tabor. Lá, eles presenciaram a transfiguração do Senhor, suas vestes ficaram muito brancas e puderam ouvir a voz do Pai que disse: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o”. (Mt 17,4)

O Papa Francisco explica que nesta passagem Jesus mostra aos seus apóstolos um pedaço do céu na terra. “Na transfiguração, Jesus nos mostra a glória da ressurreição”, disse em uma rede social na internet. Além disso, em 2017, o pontífice destacou na sua reflexão o quanto este momento da transfiguração é de suma importância para a conversão e renovação da fé.

Desta leitura é possível apreender muitas coisas como a certeza de que Jesus é o filho de Deus, o desapego as coisas mundanas (pois Jesus e os apóstolos se retiram para rezar), redescobrir o poder da meditação do Evangelho e, por fim, deixar-se ser restaurado pelo Espírito Santo. “No final da admirável experiência da Transfiguração, os discípulos desceram do monte com os olhos e o coração transfigurados pelo encontro com o Senhor. É o percurso que podemos realizar também nós. A redescoberta cada vez mais viva de Jesus não constitui um fim em si, mas induz-nos a ‘descer do monte’, restaurados pela força do Espírito divino, para decidir novos passos de conversão e para testemunhar constantemente a caridade, como lei de vida diária”, disse o Papa Francisco.

A Festa da Transfiguração é realizada desde o século V e convida a cada cristão a voltar-se para Jesus Cristo sabendo da sua divindade, na certeza de que Ele é o Filho Amado de Deus Pai e que o Espírito Santo O acompanha. Confira abaixo o Evangelho completo que relata este momento tão bonito:

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos. Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro? Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem”. (Mt 17,1-12)

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Maria da Glória de Andrade
    6/8/2019 - 20:20:04

    Para mim, a Transfiguração de Jesus, é a constatação que Jesus Cristo É o Messias, o Filho de Deus encarnado no Seio de Maria Santíssima, por obra e graça do Divino Espírito Santo. Eu O adoro!

  • Elizandra
    6/8/2019 - 20:22:10

    Meu Divino pai eterno peco pela saúde do meu filho ,meu marido,pela minha e de toda minha família.amem

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS











    Newsletter