Um Deus que se fez Palavra e habitou em nós

Setembro é o Mês da Bíblia. Confira artigo especial do Pe. Robson de Oliveira

O Mês da Bíblia teve início durante as celebrações do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, nos tempos idos de 1971. Posteriormente, a data foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e estendida a todas as comunidades católicas do país. A celebração deste tempo é uma maneira concreta de reconhecer o lugar central que as Sagradas Escrituras ocupam na ação evangelizadora da Igreja. Além disso, a inserção desta temática, no mês de setembro, está relacionada à celebração da memória de São Jerônimo, no dia 30.

São Jerônimo foi um homem que morreu com 80 anos trabalhando para o Senhor. Um homem letrado, um doutor da Igreja. Conhecido e amado pela Igreja e também pelos exegetas, os tradutores da Bíblia. Viveu entre os séculos IV e V e foi o grande responsável pela tradução da Bíblia, que hoje nós conhecemos na história da Igreja como Vulgata, ou seja, a tradução do original bíblico para o latim, que era a língua compreendida na época. Sua importância na história da Igreja é muito grande, pois nos facilitou o acesso à Palavra de Deus.

São Jerônimo foi alguém que se dedicou de tal maneira a servir a Deus por meio do estudo de Sua Palavra, que pôde nos ajudar a compreender ainda melhor os fundamentos, as origens da revelação divina. Ele nos ensina que não devemos levar nada ao pé da letra, como se vê muitos pregando, sem nenhum conhecimento. E nos ensina que devemos estudar a Palavra, e não simplesmente pegar essa Palavra e utilizar em benefício próprio, ou em benefício de uma ideologia.

Devemos ficar atentos aos sinais. Deus se revela a nós por meio da Palavra. E é essa mesma Palavra que nos dá força e nos conduz a um processo de mudança radical em nosso modo de ser e viver. Em cada oração e reflexão da mensagem que Pai Eterno nos envia nas Sagradas Escrituras, o Espírito Santo age transformando a nossa consciência para a prática solícita do bem.

São Jerônimo dizia: “Ignorar a Palavra de Deus é ignorar o próprio Cristo”. Jamais podemos nos esquecer que Deus se fez Palavra e a Palavra se fez Carne, em nosso favor. Na História da Salvação, narrada nas Escrituras Sagradas, Ele escolhe os primeiros endereçados da Palavra: os pobres e os excluídos. Isso porque, enquanto peregrinava nesta Terra, também foi colocado à margem por aqueles que não aceitaram a encarnação da pobreza, tal qual acontece com a vida estigmatizada dos excluídos.

É por meio das Sagradas Escrituras que devemos servir ao Pai Eterno com a reverência da fé, a piedade da esperança e a beleza da caridade. Não nos compete banalizá-la ou diminui-la, enviesá-la ou interpretá-la ao nosso bel-prazer. A Palavra de Deus provoca por si mesma a desinstalação do nosso fechamento individualista e é capaz de penetrar a alma gerando no coração uma inquietude. Tira-nos de nossas principais seguranças, comodidades, status e nos lança à audácia histórica de Deus Pai que se revelou a nós por amor.

A comunidade eclesial continua a nos ensinar que, antes de comungar a Cristo, em seu Corpo, é preciso comungá-Lo, primeiro, em Sua Palavra. Esta Palavra não é mero discurso, muito menos fruto de um entendimento baseado em aparências. Pelo contrário, é doadora de sentido àqueles que, iguais a Jesus, foram postos do lado de fora da sociedade: não contados, não vistos, não incluídos, negados na dignidade e vilipendiados em seus direitos. Para além do mês de setembro, prossigamos a evangelizar os pobres, permitindo-nos também evangelizar por eles.

A Palavra de Deus é viva e eficaz, é útil para ensinar, admoestar. E, por meio dela, Jesus nos deixa essa missão de sermos evangelizadores, pessoas que devem anunciar essa Palavra. É de fundamental importância enxergar Cristo nas marcas impressas pela presença redentora dos pobres, mediante a conformidade e a sintonia com os ensinamentos da Igreja.

Devemos pedir ao Senhor a graça de termos o mesmo desprendimento que Jesus pediu que o Seus discípulos tivessem. Pois, assim como o Senhor os enviou, Ele envia também cada um de nós para que façamos a Palavra de Deus ser conhecida por todos, em toda a parte. Essa é a nossa missão, enquanto cristãos, filhos e filhas do Divino Pai Eterno. Que possamos viver o Seu amor e nos esforçar cada vez mais para que a missão para a qual Ele nos designou seja cumprida.  Somente assim, seremos dignos e capazes de levar o Evangelho.

Pe. Robson de Oliveira

Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
35 Cometários
  • Lindalva M. da S. Casteluber
    1/9/2019 - 14:51:36

    Parabéns Pe Robson por seu brilhante trabalho evangelizador. Te acompanho aqui de Rondonia.

  • Terezinha Stinghel Loss
    1/9/2019 - 15:03:13

    Linda história de amor e de, que quando ouvida pela voz do Padre Robson é uma verdadeira aula vinda através do Espírito Santo. Estive em Aimorés MG há poucos dias a homilia foi lindíssima como estou passando por um período de turbulências tudo parecia dirigido diretamente para meu coração, fiz um vídeo mas acabei deixando o celular e o pranto caírem, chorei muito, mas nada atrapalhou minha alegria

  • Ângela Maria Ribeiro Barcelos
    1/9/2019 - 15:48:33

    Adorei as palavras escritas acima, elas possuem uma riqueza incalculável da sua espiritualidade. Que bom saber que temos no Brasil religiosos com a sua grandeza e sabedoria. Parabéns Padre Robson!

  • Elisangela Adriana Pacheco
    1/9/2019 - 15:50:55

    Olá, boa tarde Padre.
    Gostaria de deixar meus sinceros agradecimento por ter é está sendo um bem transformador em minha vida.
    Venho todas as manhãs acompanhando a missa, do santuário Pai eterno, ou da fazenda esperança ou a Santa Missa. E no decorrer da manhã vou rezando me colocando nos louvores e acompanhando ao que transmiti na tv Pai eterno, rede vida, sempre presente . Obrigada.

  • Gabriel
    1/9/2019 - 16:01:34

    Devemos praticar a humildade e levar a palavra de Deus as pessoas, para que o reino de Deus se engrandecido no nosso serviço de evangelizar as nações.

  • Daniela Martins
    1/9/2019 - 16:02:03

    Parabéns padre Robson por trazer a palavra de Deus, adoro suas palestras

  • Gabriel
    1/9/2019 - 16:03:45

    Obrigado Divino Pai Eterno, viva o Divino Pai Eterno viva, viva o espírito santo, viva

  • Celenita Assunção Silva
    1/9/2019 - 16:32:16

    Bença Padre Robson;; amém.

  • Bernadete de Souza santos
    1/9/2019 - 16:52:39

    Linda pregação do padre Robson. Isto mesmo, negar as escrituras é negar a Cristo que é o Verbo divino que habitou entre nós. Bendito seja Jesus, o Cristo Salvador.

  • Rosalva Aparecida Ávila Cardozo
    1/9/2019 - 17:02:52

    Pai Eterno, Deus Altíssimo, obrigada por Vosso Amor e Misericórdia, por nunca nos abandonar, mas sempre nos ilumina e nos mostra Vosso Santo Caminho, nos guarda com Vossos Anjos e Santos. Obrigada por sempre ouvir Nossa Mãe Santíssima Virgem Maria que sempre roga por nós.

  • Antônio Pereira
    1/9/2019 - 17:19:32

    A palavra divina nos apresenta o início, nos alimenta hoje e nos direciona a alcançar a vida eterna.

  • GILDA APARECIDA RICCIARDI
    1/9/2019 - 17:27:30

    A oração é a forma mais simples de se chegar a Deus!
    Divino Pai Eterno, Vós sois meu refúgio e fortaleza. Em Vós entrego meu viver! Eu confio em Vosso Amor!
    Obrigada, Padre Robson, por nos ensinar a evangelizar!

  • Val
    1/9/2019 - 17:31:36

    Foi através das belas palavras do padre Robson que cresceu em mim o desejo de seguir a vida religiosa

  • Maria Ângela Berni
    1/9/2019 - 17:54:31

    A Palavra de Deus é luz para nossa vida. Cada vez que lemos algum versículo, algo novo encontramos, por isso eu vejo uma Palavra Viva e sempre nova

  • Sebastiana candida Teixeira
    1/9/2019 - 18:41:19

    Obrigada padre Robson por estas santas palavras nós alertando pelas boas novas de Jesus e peço ao Divino Pai Eterno que mim ajuda a ter sabedoria e gosto sincero pela a palavra viva de Jesus, confesso Padre Robson que não tenho o hábito da leitura, peço oração por mim e minha família.Amem

  • Inez Maria da Silva Temoteo
    1/9/2019 - 20:29:10

    Obrigada padre Róbson por nos orientar tão bem, a respeito da palavra de Deus!
    Ler a Bíblia não significa entender a palavra de Deus!
    É preciso seguir as orientações das leituras que nos evangelizam!
    Eu tenho me evangelizado através das palestras do Padre Róbson, através da TV PAI ETERNO!

  • Maria do Carmo Lopes Castro da Silva
    1/9/2019 - 20:29:41

    Sua bênção Padre Robson ! Saudades demais de Trindade mas se Deus quiser vou arrumar um tempinho para voltar neste lugar tão sagrado…mas venho fazer -lhe um convite visitar a Catedral Cristo Rei em Bh/Mg em construção como o senhor sabe mas a obra está bem adiantada com a graça de Deus e já temos celebrações todos.os dias eu como ministra da eucaristia e toda comunidade gostaríamos da sua presen

  • Maria elaine
    1/9/2019 - 20:47:18

    Muito obrigado por esta evangelização. Amei foi muito Claro

  • Creusa Bortolucci
    1/9/2019 - 21:05:01

    Linda mensagem do padre Robson, faço parte da Afif a muitos anos, pesso oração por mim, preciso muito de oração, para minha saúde! Obrigada!

  • Sandra Maria Melo dos Santos
    1/9/2019 - 21:16:56

    A bondade e o amor está em ajudar o próximo. Que Deus nos dê a inteligência de sentir esse amor. Peço se possível mandar para mim o terço do divino pai eterno , pois quero dar pra minha irmã.

  • Rosângela Sanches Barbosa Cotrim
    1/9/2019 - 21:29:58

    Belas palavras Pd. Robson, que o Espírito Santo de Deus renove no senhor é em todos nós, diariamente, a força, disposição e a determinação de vivermos e levarmos a palavra de Deus para os irmãos. Amém. Deus te abençoe te ilumine e te guarde.

  • Adriana Lima
    1/9/2019 - 21:34:12

    Homem Abençoado e iluminado pelo o Espírito Santo de Deus.

  • Neide Bueno de Souza
    1/9/2019 - 21:34:33

    Deus abençoe grandemente padre Robson obrigado por fazer parte todos os dias na minha vida

  • Alexandra Praxedes
    1/9/2019 - 21:45:34

    Padre Robson,muito obrigada pela evangelização.Confesso que estava um pouco afastada de Deus,mais desde quando comecei acompanhar o divino pai eterno,minha fé foi renovada e tem aberto minha mente,minha alma.Obrigada por representar incondicionalmente nós divino pai eterno.Que Deus lhe abençoe.

  • Lilian Cláudino da cruz
    1/9/2019 - 22:31:12

    Pesso oração para minha família lilian Cláudino da cruz meu marido Leonildo marques correa e meus filhos Gabriel giovana jessica e pela minha saúde também

  • Zilda F. M. Puglia
    1/9/2019 - 22:38:46

    Padre Robson é uma benção em nossas casas. Através da T.V. ele ache nos de palavras lindas e assocega nosso coração. Divino Pai Eterno, rogai por nós.
    Sua benção pe. Robson?

  • Antonia Viana Lobo
    1/9/2019 - 23:19:41

    Amo as novenas dos filhos do pai eterno.
    Se Deus quizer vou conhecer esse lindo ssntuario.

  • Inês Ribeiro dos Santos
    1/9/2019 - 23:32:19

    Parabéns Padre Robson de Oliveira, pelo belíssimo trabalho de Evangelização, que transmite lindamente para todos nós.
    Graças ao Divino Pai Eterno rezo com o Senhor desde 2007!
    Oliveira MG!

  • Angela Alice Novellia
    2/9/2019 - 05:49:26

    A Biblia sendo a palavra de DEUS temos que estudar e entender a LUZ da nossa realidade atual com muita FE e AMOR

  • Solange
    2/9/2019 - 08:08:14

    Eu moro em Paulínia-SP eu acompanho o programa todos os dias e quero agradecer palas bençãos gosto muito do padre Robson quero pedir oração para toda a minha família para o que estão doente,desempregados

  • Maria do Carmo Ferreira CHAVES
    2/9/2019 - 09:19:55

    Bom dia padre Robson Paz e Bem!!
    Acompanho sempre suas novenas e já alcancei graças à 15 dias à traz mesmo antes de terminar a novena do Pai Eterno no 3 dia, fiquei muito feliz. Meu filho casado a 16 anos separouse e pedir ao Divino Pai Eterno para que essa tribulações passsasse e ele atendeu meus pedido hoje estão bem graças à Deus. Eu creio e tenho muita fé!
    Divino Pai Eterno e Perpétuo Socorro!

  • Maria Cristina Pinho
    2/9/2019 - 09:46:19

    Este meu irmão e abençoado filho e SERVO do PAI ETERNO, tem me ajudado à cada dia entender à Sagrada Escritura. A pregação que ele faz, toca profundamente em meu coração e me sinto cada vez mais confiante na Misericórdia do PAI. À unção do Espírito Santo sobre ele é algo que não se explica, simplesmente é a sua Fé, sua GRATIDÃO e a sua entrega confiante nos braços do Pai, arrastando multidões.

  • Maria Cristina Pinho
    2/9/2019 - 09:49:31

    Que Deus lhe abençoe, por este trabalho de resgatar ALMAS para o reino do Divino Pai Eterno.

  • JANAYNA
    2/9/2019 - 10:39:54

    Belas palavras Padre Robson, devemos evangelizar a palavra de Deus demonstrando toda fé em nosso coração, por isso é muito importante conhecermos a palavra do Senhor nas escrituras sagradas. Que Deus nos abençoe em todos os nosso caminhos! Amém!

  • Alice peroccoa
    16/9/2019 - 08:34:53

    Palavras que vem do coração para o coração o coração amém
    Eu não

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS











    Newsletter