Devoção

Novenas: conheça significados e curiosidades

Confira origem, tire dúvidas e reze as Novenas ao Divino Pai Eterno e a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

“As novenas são meios eficazes para nós estabelecermos a nossa intimidade com o Divino Pai Eterno, por meio da intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.” Com esta frase o Missionário Redentorista Pe. Natalino Martins sintetizou a finalidade das novenas, que são um conjunto de orações realizadas durante o período de nove dias. O sacerdote ressalta que as novenas são um meio de se aproximar a Deus e para incentivar essa aproximação, o portal Pai Eterno traz algumas curiosidades sobre essa tão tradicional oração. Confira!

Origem das novenas

A oração da novena é uma tradição católica inspirada no período entre a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu e a Pentecostes (Atos 1,3; 2,1), quando o Espírito Santo desceu aos Apóstolos. Durante o intervalo de tempo entre os dois santos acontecimentos, os discípulos do Nosso Senhor Jesus ficaram reunidos com Maria Santíssima, em oração, à espera do Espírito Santo. “O ciclo novenário remete ao grande fluxo de Força que Jesus, com a promessa da descida do Espírito Santo, fez aos seus discípulos. Esse mesmo fluxo é derramado no coração de todos que tem coragem de confiar na amizade do Cristo e se assemelhar a Ele, em suas orações”, reflete o Pe. Natalino Martins.

Os nove dias

Antes de tudo, as novenas são um ato de louvor ao Deus Pai, ao Deus Filho e ao Deus Espírito Santo. Ou seja, três é considerado o número perfeito por estar se relacionar à Santíssima Trindade, representando as Três Pessoas de Deus. “A realidade Trinidária está mergulhada em nossa vida e em nossa vocação, que tem origem no Pai que ama e envia seu Filho e do Espírito Santo que santifica”, comenta o Missionário Redentorista. Neste sentido, o número nove é igual ao quadrado de três e, assim sendo, durante nove dias, louva-se três vezes o Divino Pai Eterno.

O que é preciso para bem rezar as novenas?

Fé. Este é o primeiro requisito para todos que queiram começar o caminho de reflexão dos ciclos novenários. Além disso, “é preciso disposição para que ao longo do ciclo a pessoa tenha sensibilidade, seja perseverante”. O Pe. Natalino ressalta também como muito importante que o fiel continue ao longo do caminho. “Não desanime quando se deparar com conflitos, dificuldades ou seduções negativas ao longo do processo de orações”, completa. Segundo ele essas seduções negativas são os desânimos, os acontecimentos inesperados, as doenças imprevistas que podem tentar convencer a pessoa a parar a novena. “É necessário persistir”, afirma.

Interrupção no ciclo de orações

Se por algum motivo, o fiel quebrar um dia de ciclo novenário, basta ter persistência e seguir em frente. “Devemos continuar de onde paramos para concluir o ciclo, sem dores de cabeça, sem peso na consciência”, complementa o Pe. Natalino. Ele ressalta que Deus deseja que a gente continue, que não pare com as orações.

Reze as novenas com o Pe. Robson de Oliveira

Reze a Novena dos Filhos do Pai Eterno e a Novena do Perpétuo Socorro, com o Missionário Redentorista Pe. Robson de Oliveira, Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, produzidas pela Afipe, exibidas na TV Pai Eterno, Rede Vida e PUC TV. Além disso, todos os dias são publicadas aqui no portal e disponibilizadas no aplicativo Pai Eterno. Clique aqui e reze já.

Marcela Guimarães


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
14 Cometários
  • Haydée Maria de Carvalho Figueiredo
    4/9/2019 - 12:55:52

    Amo as Novenas que são para mim uma forma de louvor, de manifestar a Deus nossa fé, nosso amor e é também uma fonte de graças, bençãos e até mesmo milagres, pois, onde há Fé, Milagres existem!!

  • Rosilda. da Silva Souza
    4/9/2019 - 12:57:38

    eu tenho eu tenho fé no Divino Pai Eterno ele é um programa muito especial Qual é a eterna é tudo de bom graças a ele e eu tenho a confiança nele eu mandei acender a vela da fé para mim

  • Istelamares de Souza .
    4/9/2019 - 12:58:37

    A TV Pai Eterno foi uma benção para nos catolicos. Por ser um meio de evangelização muito rico de aprendizado. Quase não tinha muitas opções.

  • Inês Ribeiro dos Santos
    4/9/2019 - 13:12:39

    Eu amo rezar as Santas Novenas com o nosso amado Padre Robson de Oliveira, desde dezembro de 2007.
    Amo tudo que é do Pai Eterno.

  • Irene Souza de carvalho
    4/9/2019 - 15:09:34

    Sempre,amei as novenas com o padre Robson, aí pedir minha, mae meu pai,, é fiquei muito ruim, deprimida, ainda hoje não ando, bem nem psicólogo nem financeira, só meu marido, nunca me decepcionou, minha fé abalou,mas estou voltando aos poucos pra igreja e pro terço.

  • Maria Ogete Fontinele Veras
    4/9/2019 - 15:44:43

    Cure meu marido depressão urgente escutai minha prece pai.

  • nabila
    4/9/2019 - 17:09:24

    divini pai aterno e maravilhoso sou grata.

  • Marilu Machado Fraga
    4/9/2019 - 18:46:48

    Acho as novenas uma benção e um ato de fé que nos traz paz,serenidade,cura física,espiritual,orgánica, muito positivo na nossa crensça católica e entrgamos a Jesus todas as nossas dores alegrias e sofrimentos e confiamos que seremos atendidos

  • lucila Peres Jordão
    4/9/2019 - 21:42:29

    Participo diariamente das duas novenas ,no horário que for mais favorável no dia.Não somente as orações me são muito importantes,como também as reflexões do Padre Robson.

  • Maria Edilania Alexandre de Oliveira dos Santos
    4/9/2019 - 23:25:24

    Oi meu Edilania faz algumas semanas que comecei a rezar a novena do divino pai eterno nossa senhora do perpétuo Socorro e Maria passa na frente, está sendo uma benção na minha vida pois estou passando por momentos muitos difíceis ou seja de aprovações quando estou rezando a novena sinto uma paz no meu coração as vezes fico tão aflita peço a divino pai eterno e nossa senhora pra acalmar meu coraç

  • José Maria Batista dos Santos
    4/9/2019 - 23:35:39

    Sempre estou rezando
    E vou continuar

  • Marcos
    5/9/2019 - 00:41:13

    As novenas são fundamentais e importantes, creio e tenho muita fé no Nosso Pai Eterno.

  • Ivan Ivanildo de Santana
    5/9/2019 - 09:44:45

    Quero pedir oração prá mim que estou nesse momento passando por um momento nó casamento muito difícil

  • João Antonio Jatubá
    5/9/2019 - 12:17:02

    Me chamo João, tenho 82 anos, e moro com meu filho mais velho ha algum tempo.
    Em MARÇO de 2019 meu filho perdeu o emprego.
    No mesmo instante ele começou a mandar curriculum pra se recolocar no mercado de trabalho.
    Eu, me apeguei a N Sra do Perpetuo Socorro e pedi a ela q intercedesse pelo meu filho.
    Em JUNHO, apenas 3 meses depois do meu pedido, meu filho conseguiu um emprego. Graças a Deus!

  • TV Pai Eterno









    Newsletter