Notícias

Dia da Amazônia: celebração com consciência

A data, comemorada no dia 5 de setembro, propõe alerta sobre a importância da preservação da floresta

Nesta quinta-feira, 5, celebramos o Dia da Amazônia. A data foi criada como forma de conscientizar sobre a importância da sua preservação. Contudo, as recentes queimadas que devastam a maior floresta tropical do mundo nos mostram que não há motivos para comemoração, e sim de alerta e preocupação.

Em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o Papa Francisco destacou que os líderes do mundo devem salvar a Amazônia. “Junto com os oceanos, ela contribui determinantemente para a sobrevivência do planeta”, pontuou ele, que convocou para outubro o Sínodo da Amazônia para que bispos do mundo todo discutam o tema no Vaticano.

O Santo Padre afirmou ainda que a ameaça da vida das populações e do território deriva de interesses econômicos e políticos dos setores dominantes da sociedade. Por isso, convidou os dirigentes a eliminar “os próprios conluios e corrupções” relacionados ao problema.

“Devem ser assumidas responsabilidades concretas, por exemplo, sobre o tema das minas ao ar livre, que envenenam a água provocando tantas doenças”, alertou o Pontífice.

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se posicionou em relação à problemática, em nota, sobre a situação em que classifica de “absurdos incêndios” e outras criminosas depredações em curso na Amazônia.

Tais atitudes, segundo o documento, requerem posicionamentos adequados. “É urgente que os governos dos países amazônicos, especialmente o Brasil, adotem medidas sérias para salvar uma região determinante no equilíbrio ecológico do planeta – a Amazônia. Não é hora de desvarios e descalabros em juízos e falas”, diz a nota.

No documento, a CNBB ressalta que o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco para outubro próximo, no cumprimento de sua tarefa missionária e da evangelização, é sinal de esperança e fonte de indicações importantes no dever de preservar a vida, a partir do respeito ao meio ambiente.

Fonte: [:es]Afipe[:en]Afipe[:pt]Com informações da CNBB[:]

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS











Newsletter