Catequese

Confira curiosidades sobre a oração do Rosário e do Santo Terço

Conheça a origem e o significado de cada uma na vida do cristão

 

A palavra Rosário quer dizer “Coroa de Rosas”? E o seu significado, na fé, é ainda mais belo que uma flor. “Cada Ave Maria que rezamos é uma rosa que nós oferecemos à Nossa Senhora. Com a oração do Rosário se forma a coroa de Nossa Senhora, a quem coroamos como Rainha do Céu e da Terra”, explicou o diácono José Ronaldo Leite, de Trindade, à TV Pai Eterno em reportagem que foi exibida no programa Pai Passa na Frente desta quinta-feira, 12. 

A origem do Rosário remonta tempos antigos. Ela surgiu no ano 800 com os monges. Nesta época, eles recitavam os 150 Salmos Bíblicos. Como os fiéis tiveram dificuldade em decorar os salmos, estes foram substituídos por 150 Pais-Nossos que eram rezados e contatos com 150 pedrinhas em uma bolsa de couro. Com o passar do tempo, o Rosário passou por diversas alterações até atingir sua forma atual. Hoje, é composto por Terços com 50 contas pequenas, simbolizando Ave-Marias, intercaladas por cinco contas grandes, que representam os Pai-Nossos. “O Terço é um Mistério. O Rosário é o conjunto, quando rezamos todos os mistérios”, esclarece o diácono José Ronaldo Leite.

Mistérios

O Rosário era composto tradicionalmente por três Mistérios: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos. Em 2002, o Papa João Paulo II sugeriu uma nova série de mistérios, os chamados Mistérios Luminosos. Desde então, eles foram incorporados ao Rosário e são rezados no Terço todas as quintas-feiras.

O Terço e as aparições de Nossa Senhora

A reportagem ainda destaca que Nossa Senhora pediu que orássemos do Terço, que é uma parte do Rosário, em suas aparições. Ela prometeu paz e muitas outras graças mediante essa prece, se feita com o coração. Um exemplo ocorreu na aparição em Fátima, em 1917, quando a Mãe de Jesus pediu à Irmã Lúcia que rezasse o Santo Terço pelo fim da Primeira Guerra Mundial.  “A oração do Santo Terço nos leva ao seio de Maria e Maria nos leva ao coração do Pai”, comentou o diácono José Ronaldo Leite.

Devoção em nossa vida

Hoje existem muitos grupos que realizam a oração do Santo Terço, inclusive, até Romaria do Divino Pai Eterno foi criada para que essa oração seja aprofundada ainda mais na vida dos cristãos. O Terço dos Homens é um exemplo disso. “Foi uma forma de fazer com que os homens voltassem para a Igreja”, avalia Jairo Antônio Gonçalves, coordenador do Terço dos Homens da Matriz de Trindade. É por meio da oração do Rosário e do Santo Terço que o cristão professa a Verdade da Fé Católica com as palavras do Anjo Gabriel: “Ave Maria, cheia de graça!”. Uma forma de enaltecer o papel de Maria como intercessora junto de seu Filho Jesus.

Assista à reportagem produzida pela TV Pai Eterno:

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno