Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

No dia 15 de setembro, celebramos aquela que sofreu grandes dores, mas nunca perdeu a fé e a esperança

Ela é bastante lembrada nos momentos de sofrimento e aflição. Aquela que sofreu sete dores ao longo da sua vida terrestre, especialmente nos momentos da Paixão de Cristo. Sabe de quem estamos falando? Nossa Senhora das Dores, celebrada no dia 15 de setembro. Essa data nos mostra que, assim como ela, devemos persistir na fé e nunca nos deixarmos abalar, apesar de todas as adversidades.

Há muitas igrejas que têm Nossa Senhora com esse título como padroeira, principalmente nas regiões mais sofridas e desprovidas de vida digna. Quando a invocamos, pensamos em suas Sete Dores, são elas: a profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas 2,34-35); a fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus 2,13-21); o desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas 2,41-51); o encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23,27-31);  sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João 19,25-27); Maria recebe o corpo do Filho tirado da Cruz (Mateus 27,55-61) e o sepultamento do corpo do Filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

Intercessão

De acordo com Pe. Aneesh Padassery Devassy, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Goiânia (GO), o culto a ela surgiu na Alemanha, no mosteiro chamado Schonau, em 1221. “No século XIII, a Ordem dos Servitas tinham uma veneração especial à Nossa Senhora e instituíram a Companhia de Maria Dolorosa, propagando a devoção das Sete Dores.  Foi o Papa Pio VII que introduziu a celebração dessas dores de Maria na liturgia”, explica o religioso.

Ele acrescenta que, por meio da intercessão de Nossa Senhora das Dores, podemos adquirir alívio dos nossos sofrimentos, já que ela nos dá forças para lidarmos com as fraquezas. “Cada cristão é chamado a pegar a cruz de cada dia e seguir Jesus. Os sofrimentos fazem parte da existência humana. Quando conseguimos unir as nossas dores com as de Nossa Senhora e as de Cristo, encontraremos sentido para as nossas angústias”, finaliza Pe. Aneesh.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno