Dia das Crianças: Como estimular a evangelização dos pequenos cristãos?

A fé no Pai Eterno começa desde cedo, quando as crianças veem no exemplo dos pais a importância de rezar

É Dia das Crianças, uma data de muitas alegrias e, também, de muitos presentes. Contudo, o maior de todos eles, muito mais profundo do que os bens materiais, é o ensinamento do amor infinito do Divino Pai Eterno.  Para auxiliar as famílias nesta missão, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4). O primeiro passo é dado no sacramento do Batismo, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Contudo, para consolidar a criança na vida de amor, é preciso uma atuação constante da família.

A força do exemplo

Davi, com 1 ano e 9 meses, não perde a Novena dos Filhos do Pai Eterno

Uma forte estratégia neste caminho é o exemplo. Este foi o caso do pequeno Davi, cujo vídeo deu o que falar na TV Pai Eterno. A família enviou para a produção um vídeo que mostra o bebê, de apenas 1 ano e 9 meses,  assistindo a Novena dos Filhos do Pai Eterno. Os familiares contam que o menino para o que estiver fazendo quando escuta a voz do Pe. Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno, e passa a assistir a oração na TV.

Seu interesse nasceu após o estímulo da avó e da mãe, devotas, e telespectadoras assíduas da TV Pai Eterno.  A avó Maria Cristina de Sousa, que é associada à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), começou a colocar o bebê com 06 meses em frente à televisão na hora do programa. Desde então, a família notou com grata surpresa o interesse do menino. “Agora deixamos que ele assista sempre, porque é muito bom a criança ter religiosidade na vida”, comenta Daniela Cássia de Sousa, mãe de Davi.

A dedicação em ensinar

Juliana Nunes e família

Juliana Nunes, devota e mãe de duas crianças pequenas, conta que busca sempre falar de Deus dentro de sua casa, além de rezar todos os dias com suas crianças: Beatriz, de 04 anos, e Lucas, de 01 ano. As orações do Pai Nosso,  Ave Maria e Santo Anjo do Senhor já fazem parte do cotidiano dos meninos. “Sempre falo para eles que são presentes de Deus e estimulo a gratidão ao Pai Eterno, ensinando-os a agradecer pela comida e por tudo que já possuem”, conta. Outra estratégia utilizada é optar por leva-los para assistir missas das crianças. “São celebrações mais lúdicas, feitas especialmente para elas”, conta. Ambos os filhos são batizados e família já prepara os meninos para o próximo passo que é a Catequese, preparação para a primeira Eucaristia.

A importância da Catequese

Maria Eliane Xavier na Primeira Comunhão de sua tirma

Há 11 anos como catequista, a professora Maria Eliane Xavier da Silva Brito, da Paróquia São Geraldo em Goianira (GO), exerce ativamente a missão de evangelizar das crianças. Em seu trabalho busca sempre ensinar a Bíblia, relacionando os ensinamentos de Jesus Cristo, aos fatos do dia a dia. Também utiliza de recursos como dinâmicas e estimula a participação ativa dos meninos, estimulando a atuação em coral, como coroinhas e participação em leituras. Também busca envolver os pais.

“Às vezes os pais são muito ocupados, então para incentivar, passo tarefas de casa que envolvam a família. Além disso, busco realizar visitas às crianças que noto necessidade. Acaba que a evangelização se estende para os familiares”, comenta.

Como resultado, ela conta de um caso de pais que vieram agradecer a melhora do comportamento da filha. “Disseram que é uma menina difícil, egoísta e que não gostava de dividir nada com ninguém, talvez por ser filha única. Como trabalhamos muito a partilha na Catequese, os pais contaram que ela melhorou muito e está dividindo com a família”, afirmou.

 

Confira a matéria feita pela Tv Pai Eterno sobre a devoção do Davi

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS











Newsletter