Notícias

15 de outubro: dia dedicado aos professores

Uma profissão que, acima de tudo, transmite o amor por meio do aprendizado

Entre tantas profissões a do professor merece grande destaque, afinal, trabalha com o coração, a inteligência e a alma do ser humano e por isso se torna agente ativo na formação de um cidadão. Sua missão mais do que ensinar, é educar. Pois além de atuar como gestor de aprendizagem tem grande influência na orientação pessoal e social.

Para a diretora adjunta do Colégio Santa Clara, Simone Aparecida Ferreira Soares, se tornar um professor é mais que um trabalho. “Ser professor é uma missão. O professor precisa acreditar na importância do seu trabalho, é o professor que forma o próprio professor e outros profissionais”, ressalta.

Segundo ela, o papel do professor é mediar o conhecimento. “Nós temos a compreensão que o professor é mediador porque o aluno já construiu traz uma bagagem e experiência de vida. E o professor com saber que ele adquiriu, passa a ser mediador apresentando aquilo que ele tem como conhecimento, mas também acolhendo ele tem, mas também potencializando e valorizando aquilo que o aluno traz”, explica.

E é essa a sensação dos alunos, que por meio do vínculo estabelecido, passa a ver no professor uma pessoa de referência. “Eu acho eles importantes, porque eles são quem nos ensina. Precisamos deles. Eles são como amigos e nos passam o conhecimento”, diz a aluna Flávia Emanuele Pereira Silva de Sousa.

Na sala de aula os alunos são formados para a vida. Eles focam no conteúdo para que se formem bons profissionais, mas também trabalham o equilíbrio emocional e assim cada um percebe a importância que tem no mundo. “Nós acreditamos que começa na sala de aula, mas que passa depois para casa aquilo que aprende aqui e depois segue pra vida toda. Em Provérbios 22 fala que devemos educar o jovem no caminho que ele deve seguir e, assim, até na velhice ele seguirá por este caminho. E é isso que nós acreditamos fielmente”, diz a professora Keli Gomes de Oliveira.

O professor tem um papel fundamental na construção de novos saberes. Ele se preocupa com uma escola viva, com um ambiente inovador e educador. E assim, ensina a acreditar no ser humano e valorizar aquilo que o outro tem de bom. É assim que sente a aluna Lethycia Rossendhy. “Além de passarmos a metade da nossa vida com eles, eles nos guiam para nosso futuro, nos guiam para a vida”, finaliza.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno