Evangelização

28 de outubro: Igreja celebra São Judas Tadeu e São Simão

Em paróquia de Goiânia (GO), devotos relatam diversas graças recebidas pela intercessão dos santos

Nesta segunda-feira, 28 de outubro, a Igreja Católica celebra São Judas Tadeu e São Simão. Em Goiânia (GO), na Paróquia São Judas Tadeu, os últimos dias foram de festa e oração para o padroeiro. Momentos de oração, adoração ao Santíssimo marcaram os dias da novena. Por lá, vários devotos testemunharam graças recebidas em forma de gratidão a São Judas Tadeu.

O aposentado Durval José Meireles, por exemplo, contou que sempre que precisa recorre ao santo. “Eu estava em uma cidade do interior, perto de Goiânia e aconteceu um fato muito estranho na época. Eu vim dirigindo para Goiânia, aflito, sem norte. Cheguei e vim direto para igreja, ajoelhei e foi mesma coisa de tirar com a mão. No outro dia o problema foi solucionado, e, felizmente, dali em diante, a devoção aumentou mais ainda. Tudo que eu preciso, todas as vezes que fico em desespero, agonia, é só pedir para São Judas que ele me acalma, abranda meu coração, me conduz para o caminho certo”, relatou.

Já a professora Geralda Alves Santana teve dentro da sua casa uma graça recebida em devoção a São Judas Tadeu. “Minha nora, esposa do meu filho mais velho, não engravidava. Depois de muitas tentativas não conseguiu. Em um dia da Novena São Judas Tadeu, eu pedi para ele que intercedesse por ela e que no outro ano eu já queria ter um neto ou uma neta em meus braços. Eles sofriam muito por não conseguir. E, no outro ano, ela já estava grávida. Foi tudo dentro daquilo que eu creio e veio a Letícia, uma menina que hoje tem quatro anos e eu devo isso à intercessão de São Judas junto a Nossa Senhora”, ressaltou.

Histórias como a da Geralda e do Durval fazem parte da paróquia São Judas Tadeu, também conhecido como o santo das causas impossíveis, que sempre está pronto para atender e interceder todos os pedidos a Deus. E é acreditando nisso que nasce uma relação de muito amor.

Outra história de grande devoção é da empreendedora Renata Corrêa Neves. “Eu comecei a participar desta paróquia quando eu vim fazer Crisma. Foi o momento que eu comecei a entender o que São Judas Tadeu fazia. É um santo das causas impossíveis e a gente sempre quer tudo para ontem. Hoje, eu tenho São Judas Tadeu como meu amigo. Eu lembro que eu li uma vez, que Deus jamais nega o pedido de um santo. Então, porque eu não posso encurtar isso e pedir para um amigo. Por isso, eu venho pedir todos os dias, nas missas que eu participo, essa intercessão de São Judas Tadeus a Deus Pai, pelos meus pedidos, vontades e necessidades, todas as minhas vontades diárias. Então, São Judas é esse meu amigo, que intercede por mim a Deus Pai”, afirmou.

Empresária, Núbia Passos Helrighel Ricardo também contou que sua fé em São Judas é muito grande. “É o santo das causas impossíveis e já nos ajudou muito. Meu cunhado vendeu um posto de gasolina e ficou uma dívida que ele não tinha possibilidade de pagar. Falei pra minha sobrinha vir fazer a quarentena e ela fez com muita fé e alcançou  essa graça. Eu também já alcancei muitas graças e espero alcançar mais uma. Estou fazendo a novena e é uma devoção, uma gratidão muito grande, a Deus e a São Judas”, contou.

A Honeid Ferreira Ramos, aposentada, tem a oportunidade de frequentar a igreja com a família. Só isso já basta para poder agradecer ao santo que protege toda a família. “Sabe um amor, um carinho que temos por um santo, que você sente que te protege a todo momento? É isso que eu e minha família sentimos por São Judas Tadeu. Então, este é o motivo que nos traz aqui. Já estou com 71 anos e sigo firme aqui com São Judas”, concluiu.

São Judas, era um dos doze apóstolos. Ele, que na última ceia, foi quem perguntou ao Senhor: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22). Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá aos pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu. Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas. São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

Hoje, a Igreja também celebra São Simão. Segundo a história, Simão e Judas estariam enterrados juntos na Pérsia. Segundo as apócrifas dos apóstolos, eles foram martirizados em Suanir a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos. Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Eunice
    28/10/2019 - 11:56:05

    Bom dia prezados irmão Agradecendo a São Judas Tadeu, que abençõe a todos.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS











    Newsletter