Notícias

Operários do Novo Santuário participam de palestra sobre o câncer de mama

O objetivo é que eles levem as informações para suas famílias e possam orientar sobre a importância da prevenção

 

Na última quinta-feira, 31, o departamento técnico de segurança de trabalho ofereceu aos colaboradores da obra do Novo Santuário do Divino Pai Eterno uma palestra sobre o câncer de mama, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A palestra faz parte de um cronograma de ações que a equipe de segurança no trabalho cumpre com intuito de orientar os funcionários sobre a importância de cuidar da saúde. “Em outubro, há o foco na prevenção do câncer de mama, então aproveitamos para utilizá-lo como tema”, pontua Sara Menezes, que é técnica em segurança do trabalho na obra do Novo Santuário.

O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública. De acordo com levantamento realizado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer, o Brasil pode chegar a quase sessenta mil novos casos em 2019. O número corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no País. Além disso, é o segundo tipo de câncer com mais incidência nas brasileiras. Por isso, o autoexame deve ser feito mensalmente e, a partir dos 40 anos, a mamografia deve ser realizada a cada dois anos.

A psicóloga Andrea Thomé Netto ministrou a palestra destacando a importância de um diagnóstico precoce e também como se preparar emocionalmente para receber a notícia de que está com câncer. “Receber um diagnóstico como esse não é fácil para ninguém, mas o mais importante é saber que hoje o câncer tem cura, os tratamentos evoluíram e, apesar de ser sofrido, as chances de cura são muito grandes”, destaca.

Segundo Sara Menezes, o objetivo é levar orientações e informações sobre estas doenças e estimular a busca pela prevenção. “Mesmo que nossos colaboradores sejam maioria masculina, eles podem alertar suas esposas, mães, irmãs e filhas. Além disso, o câncer de mama também pode ocorrer em homens”, explica.

Ela própria teve câncer de mama e conseguiu vencer a doença. “Eu fui diagnosticada aos 27 anos, passei por uma cirurgia que tirou um quarto da mama afetada e também fiz radioterapia. Então, quero contar minha história para mostrar para as pessoas a importância da prevenção. Acompanhamento psicológico fez a diferença no meu tratamento e eu não deixei de ser a Sara e hoje sei que sou uma pessoa melhor por causa do câncer”, relata.

Para o carpinteiro Valmir Pereira, a palestra é uma chance de se atualizar. “Muitas vezes, nós que trabalhamos em obras ficamos longe das informações e, aqui, a gente fica sabendo quais são as novidades em tratamentos de doenças. Então, uma palestra como essa para todos nós é muito bom”, afirma.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno