Igreja no Brasil

Novena dedicada ao Pe. Pelágio Sauter começa na próxima sexta-feira

Devotos vão rezar pela beatificação do padre que se tornou conhecido como “o apóstolo de Goiás”

A Igreja do Santíssimo Redentor inicia na próxima sexta-feira, 15, uma novena pela beatificação do venerável Pe. Pelágio Sauter. As celebrações acontecerão até o dia 24, às 19h30 e no encerramento haverá também um almoço festivo para toda a comunidade. De acordo com o Pe. Bráulio, coordenador da comissão do Ano Devocional ao Pe. Pelágio, o objetivo é pedir ao Pai Eterno a bênção de que todo o povo goiano possa ter a honra de vê-lo canonizado.

Pe. Pelágio Sauter foi um missionário redentorista que com seu empenho e humildade marcou a evangelização católica em Goiás. Ele veio para o estado por volta de 1914, viveu por aqui em 47 anos, onde morreu em 1961. Destes anos, foi Trindade (GO) o local em que o sacerdote mais viveu, trabalhou e se dedicou a ajudar o próximo. A Igreja Santíssimo Redentor guarda os restos mortais do padre tão querido pelos goianos e trindadenses.

De acordo com Pe. Bráulio, o Pe. Pelágio percorria os povoados da região de Trindade, Campinas (na época não tinha Goiânia, Inhumas e Goianira, município que ele fundou, Inhumas e Guapó levando a Palavra de Deus e muitas outras coisas. “Ele visitava as comunidades, ia sempre a cavalo, buscando evangelizar, mas também educar. Ele incentivava o teatro e ensinava as pessoas a cantarem. Além de todo o apostolado como sacerdote, ele também envolvia as pessoas nessa dimensão criativa”, explica.

Clamor popular

A fama de santo de Pe. Pelágio Sauter começou quando ele ainda era vivo. Justamente por visitar tantas famílias, ajudar a resolver conflitos que chegavam a envolver a polícia e, principalmente, rezar pelos enfermos, muitas pessoas receberam graças através da sua intercessão. “A presença dele na vida das pessoas e das famílias é uma coisa muito importante, pois ele visitava os doentes e atendia as pessoas nas suas diversas demandas familiares”, destaca Pe. Bráulio.

Diante de tamanha fama de santidade e popularidade, em 1997 foi pedido à Sagrada Congregação das Causas dos Santos que se instalasse o processo de sua beatificação e canonização, o que foi concedido. O processo já venceu várias etapas e continua tramitando no Vaticano. No dia 7 de novembro de 2014, Papa Francisco proclamou Venerável o Pe. Pelágio. O título representa uma das etapas mais trabalhosas e exigentes da causa de canonização e abre os caminhos para continuar o estudo sobre sua santidade.

Para que o Pe. Pelágio seja canonizado é necessário passar por quatro etapas. Boa parte deste caminho já foi percorrido, agora falta a união dos devotos em oração e o principal passo de todos: “Ainda resta a beatificação, quando Deus providenciar, pela intercessão de Pe. Pelágio, algum milagre. É o sinal divino de que ele já está está no céu. Um segundo milagre faria com que o Pe. Pelágio fosse considerado santo, de que ele pode ser invocado pela Igreja a nível universal, como um verdadeiro modelo e intercessor”, ressalta Pe. Bráulio.

Neste propósito, devotos do Pai Eterno e também do venerável Pe. Pelágio Sauter, são convidados a rezar esta Novena por sua beatificação com muita fé e amor.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
7 Cometários
  • Márcia Furlan Gouveia
    8/11/2019 - 16:09:36

    Saudações ,tenho rezado e pedido ao Padre Pelágio por um milagre em minha vida,a cura de um mau que carrego há 47 anos e tenho recebido muita força para continuar no meu caminho e tenho certeza que meus próximos exames sob a intercessão do Divino Pai Eterno e a bondade do Venerável Padre Pelágio poderei proclamar meu livramento.Que assim seja,amém

    • Pollyana Reis
      11/11/2019 - 13:55:15

      Com certeza! Peça a intercessão do Pe. Pelágio por sua saúde e a bênção de vê-lo canonizado!

  • ceres ferraz da rosa.
    9/11/2019 - 17:02:42

    Pela canonização de Padre Pelágio…por mim já adotado como um mestre,um educador na obra de Jesus…PADRE PELÁGIO ROGAI POR NÓS Q RECORREMOS A VÓS.

    • Pollyana Reis
      11/11/2019 - 13:53:58

      Amém!!

  • maria elusia pierre linardi gomes
    10/11/2019 - 16:29:40

    Pela graça de Deus a Igreja Católica terá mais um Beato em breve. Vou unir minhas orações ao do povo goiano por essa causa tão nobre. Padre Pelágio rogai por nód. Amém.

    • Pollyana Reis
      11/11/2019 - 13:53:23

      Amém! Vamos nos unir em oração por essa causa!

  • [email protected]
    11/11/2019 - 09:17:12

    Paz muito obrigado

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS











    Newsletter